Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez promove Sessão Especial em homenagem ao CAS

Sabrina Garcez promove Sessão Especial em homenagem ao CAS

por Da Redação publicado 28/11/2023 10h35, última modificação 28/11/2023 16h14
Especializado em atendimento na área de surdez, Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/Goiânia) atua desde 2005

A Câmara de Goiânia promoveu, na manhã dessa segunda-feira (27), Sessão Especial em homenagem ao Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/Goiânia). Proposta pela vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), a solenidade contou com presença de alunos, professores e gestores da instituição.

Sabrina Garcez destacou a importância do evento como passo significativo para conscientização sobre a realidade enfrentada por surdos e surdas. "Vocês nos lembram constantemente que a acessibilidade é um direito fundamental e que devemos trabalhar para remover as barreiras que ainda persistem em nossa sociedade", afirmou.

A professora Kátia Joseli Basílio Martins agradeceu à vereadora pela solenidade. "O CAS é referência no ensino, no atendimento e na produção de materiais didáticos para a comunidade surda. É uma grande honra fazer parte dessa equipe e contribuir com a promoção de um futuro cada vez mais inclusivo e igualitário", declarou.

O superintendente de Diálogos Sociais da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Josevan Marcelino, destacou a grandiosidade do trabalho realizado pelos servidores do CAS. "Em um mundo onde a comunicação é a essência de nossa existência, vocês desempenham papel essencial na vida da comunidade surda de Goiânia", comentou.

Ao enfatizar a necessidade de acessibilidade, a coordenadora da Central de Interpretação de Libras, Maísa Conceição Silva, lembrou que ser surdo ou surda não é ser deficiente. "Fico muito incomodada com o capacitismo da nossa sociedade. Não somos coitados. Somos fortes, esforçados e lutamos diariamente contra esse capacitismo", disse.

Sabrina Garcez agradeceu aos presentes e renovou seu compromisso com o fortalecimento do CAS e com a valorização da comunidade surda. "Esta sessão não é apenas uma homenagem. É um chamado à ação, um convite para que todos nós continuemos a construir pontes e a derrubar barreiras. Juntos, podemos criar um futuro em que cada voz seja ouvida e cada gesto seja compreendido", finalizou.

Sobre o CAS

O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/Goiânia), especializado em atendimento na área de surdez, foi fundado em 10 de outubro de 2005, fruto de parceria entre Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc).

A instituição oferece cursos de formação para profissionais e atendimento a estudantes surdos; surdocegos; sinalizantes com deficiência auditiva; surdos com altas habilidades, superdotação ou com deficiências associadas; além de seus familiares.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora