Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vinicius Cirqueira quer comissão para formar APL de resíduos sólidos recicláveis

Vinicius Cirqueira quer comissão para formar APL de resíduos sólidos recicláveis

por Guilherme Machado publicado 22/06/2017 17h33, última modificação 22/06/2017 17h33
Vinicius Cirqueira quer comissão para formar APL de resíduos sólidos recicláveis

Foto: Alberto Maia

Vinicius Cirqueira (Pros) apresentou requerimento pedindo a formação de uma comissão especial para estudar e formular a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Resíduos Sólidos Recicláveis e Reciclados com a participação de cinco vereadores escolhidos pela Presidência da Câmara e duração de 60 dias, podendo ser prorrogada. 

A decisão de pedir uma comissão especial partiu após uma audiência pública em 2 junho. Nela, estudiosos da área e representantes de entes públicos e privados chegaram à conclusão que a medida é essencial para ajudar a estruturar e organizar a cadeia de recolhimento e tratamento dos resíduos sólidos em Goiânia. 

Os APLs são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. 

Vinicius explicou que o aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos em processos de reciclagem aumenta a inclusão socioeconômica de catadores, reduz os vetores de doenças, como a dengue e leptospirose, e economiza a retirada de matérias-primas da natureza. “Propor um arranjo produtivo dedicado aos resíduos sólidos será uma grande iniciativa da Câmara Municipal, demonstrando que o conceito de sustentabilidade deve estar harmonizado aos fatores econômicos, sociais e ambientais”, disse ele.