Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta de carteirinha de identificação para pacientes que usam cannabis medicinal avança na Câmara

por Da Redação publicado 25/04/2024 09h25, última modificação 25/04/2024 15h05
Aprovado em 1ª votação, projeto de lei está em análise na Comissão de Saúde. Vereador Lucas Kitão (União Brasil) defende importância de comprovante para segurança jurídica de pacientes

Foto: Millena Cristina

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, na última terça-feira (23), projeto de lei (PL 314/2023) para criação da carteirinha de identificação de pacientes que usam cannabis medicinal.

De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), a matéria autoriza emissão gratuita do documento para pacientes que se tratam com o medicamento, conforme prescrição médica.

Segundo Kitão, ao servir como comprovante legal do uso terapêutico da cannabis, em conformidade com a Lei Municipal n° 10.611, a carteirinha trará mais segurança jurídica aos pacientes. O documento, de acordo com o parlamentar, ajudará na prevenção de problemas legais relacionados ao uso da cannabis medicinal.

“Além de garantir uma forma legal, clara e segura de identificação para pacientes de cannabis medicinal, a carteirinha promoverá a conscientização da sociedade sobre a importância e legitimidade do uso terapêutico da cannabis. Ao facilitar o reconhecimento desses indivíduos, o documento também lhes garantirá direitos previstos na legislação vigente”, afirma o vereador.

O projeto está em análise na Comissão de Saúde e Assistência Social, antes de retornar para segunda votação em Plenário.

Iniciativas

Em Goiânia, Lucas Kitão responde pela autoria de leis relativas ao uso terapêutico da cannabis. Entre elas, a lei para regulamentação da distribuição de medicamentos à base de cannabis e a lei para inclusão do Dia da Cannabis Terapêutica no Calendário Oficial do Município. Também é de iniciativa do vereador o projeto de lei para incentivo a pesquisas científicas com esses medicamentos na capital.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador