Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador Marlon retira da CCJ projeto do Passaporte de Vacinação

Vereador Marlon retira da CCJ projeto do Passaporte de Vacinação

por Heloiza Amaral publicado 19/10/2021 12h38, última modificação 19/10/2021 12h38
Vereador Marlon retira da CCJ projeto do Passaporte de Vacinação

Foto: Alberto Maia

Após discussões acaloradas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário, o vereador Marlon Teixeira (Cidadania) decidiu retirar de tramitação o projeto 379/2020, que instituía o Passaporte de Vacinação em Goiânia. A decisão, segundo ele, foi motivada pelo decreto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), divulgado nesta terça-feira, 19, que libera a realização de shows e eventos na capital, desde que autorizados antecipadamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com o cumprimento dos protocolos sanitários. O decreto também ampliou a capacidade de público em bares, academias, shoppings, restaurantes, boates, cinemas, teatros, circos, clubes recreativos, competições esportivas e celebrações religiosas.

Antes da retirada do projeto na CCJ, o assunto foi tema de debates na tribuna na sessão desta terça-feira. Os vereadores Gabriela Rodart (DC), Kleybe Morais (MDB) e Leandro Sena (Republicanos) se manifestaram contra o passaporte, defendendo o direito de ir e vir da população. Gabriela Rodart chegou a pedir que os vereadores assinassem um termo de responsabilidade, em caso de aprovação do projeto. Segundo ela, por causa dos efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19.

Aava Santiago (PSDB) rebateu a colega, apresentando decreto federal, no qual União, estados, Distrito Federal e municípios já são responsabilizados pela vacinação. Mauro Rubem (PT) salientou os benefícios da vacinação, apresentando dados que comprovam que a maioria das internações e mortes atualmente ocorrem com pessoas que não se vacinaram. Marlon Teixeira destacou que o passaporte não tinha intenção em segregar a população não vacinada, que poderia apresentar testes PCR para participar dos eventos. A ideia, de acordo com ele, era auxiliar na retomada do setor de eventos, paralisado desde o início da pandemia. Após a retirada do projeto, o vereador garantiu que continuará trabalhando pelo setor. “Já temos reuniões agendadas com a Prefeitura de Goiânia para tratar desse assunto”, afirmou.