Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Smart City é tema de audiência pública

Smart City é tema de audiência pública

por barbara-fc — publicado 22/10/2019 14h20, última modificação 22/10/2019 15h04

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 22, pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB), uma audiência pública para discutir a implantação do projeto “Smart City”. Estiveram presentes na audiência Gilvane Felipe, representando o deputado estadual, Virmondes Cruvinel; o diretor da UEG, Antônio Cruvinel, representando o reitor da instituição, Dolzonan da Cunha Matos, Secretário da SEINFRA; Rubens Fileti, Presidente da ACIEG; Ariel Viveiros, Coordenador do Plano Diretor da Seplanh; Celson Camilo, Secretário da Sedetec e Carlos Alberto Moura, Presidente da Codese. 

O projeto “Smart City” ou “Cidade Inteligente” consiste na elaboração de modelos de planejamento e regulação urbana, ampliação de cursos profissionalizantes e de capacitação para diversas atividades produtivas, com foco no empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades por parte da população. Uma cidade inteligente é aquela que se desenvolve com sustentabilidade e que atende melhor o cidadão em suas necessidades resultando em melhoria na qualidade de vida. Este projeto tem como principal objetivo adotar ações que tornem o município conectado, integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.  

“Primeiramente, neste projeto que aprovamos hoje do empréstimo de R$ 780 milhões, o valor de R$ 150 milhões é para o programa Smart City. Se nós não estimularmos isso imediatamente e fazermos com que os softwares das cidades inteligentes sejam aplicados na saúde, na segurança e no setor produtivo, Goiânia vai ficar para trás. Vai continuar sendo uma cidade analógica ao invés de ser uma cidade tecnologicamente desenvolvida. Este é um mecanismo fantástico de economia e de interação do cidadão com os negócios públicos da cidade. Ao ter a implantação do projeto da Cidade Inteligente, vamos poder verificar onde tem uma vaga de UTI, uma vaga de CMEI mais próxima. Isso tudo isso é um privilégio de uma cidade organizada. É essa cidade inteligente que nós queremos trazer para Goiânia, cujo dinheiro para se fazer a implantação acaba de ser aprovado em segunda e última votação”, justificou Anselmo.