Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez articula cursos gratuitos para expositoras da Feira das Minas

Sabrina Garcez articula cursos gratuitos para expositoras da Feira das Minas

por Da Redação publicado 18/07/2022 12h10, última modificação 18/07/2022 12h26
Vereadora aposta no empreendedorismo para a conquista da autonomia feminina

Admiradora e apoiadora da Feira das Minas, a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) articulou, recentemente, parceria com a Fecomércio-GO e o Sicoob Goiás Central para a realização de cursos gratuitos para as 300 expositoras do evento. As qualificações, que são oferecidas por meio do Sebrae Goiás, visam a obtenção de linhas de crédito via Sicoob. Com o tema “Formação do Preço de Venda”, o primeiro curso do Programa de Capacitação em Gestão para o Crédito ocorreu no dia 7 de julho. “O apoio da Sabrina Garcez tem sido fundamental para a gente”, comemora Pauline Arroyo, uma das organizadoras da Feira das Minas.

Os próximos cursos agendados serão sobre Orientação ao Crédito Consciente (21/7), Formalização para o MEI (4/8) e Controles Financeiros (18/9). A parlamentar negocia ainda com o Senac a inclusão de atrações culturais na programação da feira. “Sair do discurso e ir para prática. É disso que eu falo. O empreendedorismo é o caminho para a conquista da autonomia feminina”, diz Sabrina.

Feira das Minas

Com o objetivo de promover o negócio de mulheres microempreendedoras, a Feira das Minas ocorre duas vezes por mês em Goiânia. Oferece programação alternativa para o fim de tarde: roupas, brechó, artesanato e outros produtos fabricados pelas “minas” que vivem e trabalham na capital, além de chope, comidinhas variadas, música ao vivo, bingo e apresentações artísticas. A próxima edição será no dia 7 de agosto, no Cepal do Setor Sul.

Autonomia feminina

Tirar as mulheres da situação de vulnerabilidade social, oferecendo condições para que elas conquistem seu lugar no mercado de trabalho ou como empreendedoras, e assim tenham condições de sair do ciclo de pobreza, dependência, abuso e violência. Esse é um dos principais objetivos de Sabrina Garcez na política. Adepta da prática, a vereadora defende a efetivação de programas de qualificação profissional, linhas de crédito e transferência de renda, entre outros, destinados exclusivamente a mulheres.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que:
- apenas 8% das mulheres são donas de negócios;
- dessas, somente 17% são negras;
- o rendimento médio mensal de homens brancos é de R$ 2.796,00;
- já mulheres brancas recebem, em média, R$ 1.957,00 por mês;
- a renda média mensal de pessoas pretas ou pardas pode ser até 73,9% inferior em comparação com o rendimento das brancas;
- e o número de mulheres desempregadas é 29% maior em relação ao quantitativo de homens sem emprego.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora