Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova criação de Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Autoimunes Dermatológicas

CCJ aprova criação de Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Autoimunes Dermatológicas

por Da Redação publicado 02/12/2021 10h05, última modificação 02/12/2021 17h19
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), projeto tem objetivo de diagnosticar doenças e de acompanhar pacientes em tratamento pela Rede Pública de Saúde

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nessa quarta-feira (1º), o projeto que propõe a criação da Rede de Atenção às pessoas diagnosticadas com doenças autoimunes dermatológicas.

De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), o projeto tem objetivo de conscientizar, diagnosticar e acompanhar pacientes que manifestem alguma dessas 30 doenças, que já afetam entre 5% e 8% de toda a população do país, segundo dados da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem).

De acordo com o parlamentar, há doenças autoimunes que desencadeiam ataque ao sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. É o caso de enfermidades como psoríase, vitiligo, alopecia areata e lúpus, por exemplo. A proposta prevê ainda que, a partir do diagnóstico, os pacientes recebam apoio psicológico disponibilizado pelo poder público.

“O objetivo é garantir a participação de especialistas e representantes de associações de pessoas com doenças autoimunes na implantação e desenvolvimento do programa, de forma a oferecer melhor atendimento e qualidade de vida a essas pessoas”, justifica Lucas Kitão, que propõe a garantia do diagnóstico na rede pública municipal, assim como a orientação e a capacitação dos profissionais da rede.

Após aval da CCJ, o projeto segue em tramitação na Câmara. Caso seja aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), será criada, no âmbito do município, uma política de diretrizes, além de campanhas de conscientização às pessoas com doenças autoimunes dermatológicas.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador