Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Campanha Sorria Setembro que alerta para problemas ortodônticos é tema de tribuna livre

Campanha Sorria Setembro que alerta para problemas ortodônticos é tema de tribuna livre

por Quezia de Alcântara publicado 12/09/2019 11h55, última modificação 12/09/2019 11h59

A ortodentista Flávia Aline Silva Jesuíno usou a Tribuna Livre nesta quinta-feira (12) sob indicação do vereador Denício Trindade (SDD) para falar da campanha “Sorria Setembro” que a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (Abor), a qual preside, está promovendo.

Segundo falou “Setembro é o mês da Ortodontia e a Abor Goiás dedica 30 dias para homenagear os profissionais e também chamar a atenção da sociedade sobre a importância da Ortodontia, prevenir e tratar mal-oclusões, bem como salientar o reflexo das alterações na saúde geral”.

Flávia Aline destacou que a prevenção deve começar aos seis anos de idade, “para que a criança e os pais tenham orientações pois às vezes com isso, essa criança, ao crescer não precisará usar aparelhos e a família gastar muito mais com isso”. Também explicou que “as vezes na prevenção, a orientação aos pais evitará muitos problemas; a perda precoce de dentes de leite em crianças pode causar maloclusões no futuro. É fundamental que pais e responsáveis incentivem uma correta higiene oral. Em casos de perdas precoces, pode haver indicação de uso de mantenedores de espaços”, detalhou.

A ortodontista também contou que estudos revelam que “dormir de boca fechada, não roncar e respirar pelo nariz contribui para não se ter problemas ortodônticos e para uma face harmônica e que os responsáveis devem observar como seu filho dorme e conversar com um ortodontista”.

A profissional convidou a todos para participarem das ações de orientação e prevenção que a entidade realizará este mês: Buriti Shopping – 20 e 21/09 e Parque Flamboyant – 22/09 das 16 às 18 horas.

Os eventos tem como objetivo responder algumas perguntas: Como esclarecer ao cidadão sobre quando é necessário consulta um especialista? Como informar a sociedade da importância da prevenção das más oclusões? Como criar a cultura de se levar a criança para avaliação com especialista em ortodontia aos seis anos? Qual o papel do ortodontista na sociedade?