Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Direto da Câmara / Direto da Câmara: notícias / Aprovado, em primeira votação, projeto que aumenta taxa paga pela Saneago à prefeitura

Aprovado, em primeira votação, projeto que aumenta taxa paga pela Saneago à prefeitura

Aumento da arrecadação da prefeitura será em torno de 10 milhões de reais, caso sancionado o projeto. O texto segue agora para Comissão Mista e segunda votação em plenário

por Edição de notícias publicado 29/04/2025 15h17, última modificação 29/04/2025 15h17

O plenário da Câmara aprovou, nesta terça-feira (29), em primeira votação, projeto de lei complementar que eleva de 0,5% para 1,5% a Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização (TRCF) paga pela Saneago à Agência de Regulação de Goiânia (AR). O índice é aplicado sobre as receitas da concessionária no ano anterior. O aumento da arrecadação deve ser de 10 milhões de reais, se aprovado o projeto.

A legislação estadual vigente delegou à AR as competências de regular, de controlar e de fiscalizar a prestação dos serviços de saneamento pela Saneago e por outras empresas públicas na Microrregião Centro de Goiás. Além disso, cabe à agência a regulação de tarifas em 88 municípios do estado. Essa é a justificativa da Prefeitura, autora da proposta, para o aumento da alíquota.

Segundo o Executivo, não haverá impacto significativo para o consumidor final. Mas a vereadora Kátia (PT) subiu à tribuna para dizer que o morador de Goiânia terá de pagar pelo aumento da taxa. "Não é justo a população de Goiânia pagar para estruturar a AR para fiscalizar outros municípios", diz.

Para o vereador Anselmo Pereira (MDB), o aumento da taxa é simbólico. Ele também espera que a elevação não será repassada à população. Para o parlamentar, a nova tarifa estende a rede de esgoto sanitário para outras regiões. 

O texto segue agora para Comissão Mista e segunda votação em plenário.

Veja mais sobre o assunto:

CCJ aprova aumento de taxa paga pela Saneago à Prefeitura

Taxa paga por Saneago à Prefeitura de Goiânia pode ter aumento

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia