Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em definitivo, Câmara aprova reconhecimento de corrida de rua como Patrimônio Cultural de Goiânia

Em definitivo, Câmara aprova reconhecimento de corrida de rua como Patrimônio Cultural de Goiânia

por Da Redação publicado 09/05/2024 08h00, última modificação 09/05/2024 14h07
Proposta ressalta importância do esporte para prevenção à saúde e para fortalecimento da economia goianiense
Em definitivo, Câmara aprova reconhecimento de corrida de rua como Patrimônio Cultural de Goiânia

Foto: Divulgação

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (8), projeto de lei (PL404/2023) para instituir a corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. A proposta, de autoria do vereador Wellington Bessa (DC), visa ao incentivo da prática de exercícios físicos na Grande Goiânia.

Segundo o parlamentar, a atividade física representa fator determinante para garantia de vida saudável. “Investir na prática de exercícios físicos é incentivar uma vida saudável, prevenindo doenças, como obesidade, pressão alta e até AVC, além de influenciar diretamente na melhoria da saúde mental dos praticantes”, afirmou.

Bessa destaca ainda que a população de Goiânia já aprecia a prática esportiva da corrida de rua. “A corrida de rua é o esporte mais praticado em Goiânia, inclusive com praticantes representando a capital em outras cidades, como na tradicional Corrida de São Silvestre”, disse.

Palco de eventos esportivos

Além de reconhecer e de dar voz aos corredores de ruas, a proposta também busca estimular realização de eventos esportivos em Goiânia.

De acordo com o vereador, a capital já desperta interesse em empresários do segmento. “Goiânia já sedia vários eventos esportivos, como a Meia Maratona de Goiânia e o Circuito Goiânia 5 k. Como forma de incentivar o esporte, também realizo mensalmente o tradicional ‘Treinão à Bessa’. Com aprovação desse projeto, acredito que possamos fazer muito mais, inclusive dando ao poder público a missão de investir na corrida de rua”, conclui.

O projeto segue para sanção do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador