Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova por unanimidade decreto legislativo que concede licença de 9 dias para prefeito Rogério Cruz

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 09/11/2022 12h40, última modificação 09/11/2022 14h31
Chefe do Executivo fará viagem particular a Israel, período em que Prefeitura será comandada interinamente pelo presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo

Por unanimidade, o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (9), o decreto legislativo (49/2022) que concede licença ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para que realize viagem particular a Israel. O prefeito ficará fora do país por nove dias, no período entre 10 e 18 de novembro.

Nesse período, conforme estabelece a Lei Orgânica, o presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo (Patriota), assume interinamente o comando do Executivo. O presidente da Câmara assume a Prefeitura durante viagem do prefeito porque Rogério não tem vice. O prefeito elegeu-se vice na chapa do candidato Maguito Vilela (MDB), nas eleições de 2020. Com a morte do emedebista, em janeiro de 2021, em decorrência de sequelas da Covid-19, Rogério assumiu o comando do Paço Municipal em definitivo.

Na votação do decreto legislativo, a viagem do prefeito para Israel foi motivo de debates entre vereadores da base do Paço e da oposição. O vereador Clécio Alves (MDB), que presidia a sessão durante votação do projeto de decreto legislativo, afirmou que a Câmara "aprova com senso de responsabilidade a licença do prefeito, que foi vereador, para autorizar que outro vereador, o presidente Romário Policarpo, assuma o Executivo".

Líder do prefeito, Anselmo Pereira (MDB) disse que a viagem, mesmo em caráter particular e com recursos próprios, será proveitosa para que Rogério Cruz promova o relacionamento da Prefeitura da capital com outras cidades e nações. O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) declarou que, com a viagem, o prefeito "trará mais energia e sabedoria para Goiânia". "Ademais temos que comemorar a subida de um colega nosso, Romário Policarpo, para o cargo de prefeito de Goiânia. Isso é importante para este Poder. Fico feliz com isso. Policarpo vai cuidar da nossa cidade", completou Isaías.

Os vereadores da oposição criticaram a viagem do prefeito. Paulo Magalhães (União Brasil) afirmou que "Rogério viaja no momento de graves problemas administrativos vividos pela cidade e sua população". Para Luciula do Recanto (PSD), Goiânia vive "uma administração morta, sem objetivos claros, com abandono da saúde e da educação". "Na verdade o prefeito está fugindo para não enfrentar o caos administrativo", acrescentou a vereadora. Já Mauro Rubem (PT) disse que "ele sai da cidade, mas antes manda fechar 50 bibliotecas. Não sou contra sua ida a Israel. Mas Rogério Cruz é um desastre no que diz respeito à política cultural e educacional".