Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova por unanimidade decreto legislativo que concede licença de 9 dias para prefeito Rogério Cruz

Câmara aprova por unanimidade decreto legislativo que concede licença de 9 dias para prefeito Rogério Cruz

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 09/11/2022 12h40, última modificação 09/11/2022 14h31
Chefe do Executivo fará viagem particular a Israel, período em que Prefeitura será comandada interinamente pelo presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo

Por unanimidade, o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (9), o decreto legislativo (49/2022) que concede licença ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), para que realize viagem particular a Israel. O prefeito ficará fora do país por nove dias, no período entre 10 e 18 de novembro.

Nesse período, conforme estabelece a Lei Orgânica, o presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo (Patriota), assume interinamente o comando do Executivo. O presidente da Câmara assume a Prefeitura durante viagem do prefeito porque Rogério não tem vice. O prefeito elegeu-se vice na chapa do candidato Maguito Vilela (MDB), nas eleições de 2020. Com a morte do emedebista, em janeiro de 2021, em decorrência de sequelas da Covid-19, Rogério assumiu o comando do Paço Municipal em definitivo.

Na votação do decreto legislativo, a viagem do prefeito para Israel foi motivo de debates entre vereadores da base do Paço e da oposição. O vereador Clécio Alves (MDB), que presidia a sessão durante votação do projeto de decreto legislativo, afirmou que a Câmara "aprova com senso de responsabilidade a licença do prefeito, que foi vereador, para autorizar que outro vereador, o presidente Romário Policarpo, assuma o Executivo".

Líder do prefeito, Anselmo Pereira (MDB) disse que a viagem, mesmo em caráter particular e com recursos próprios, será proveitosa para que Rogério Cruz promova o relacionamento da Prefeitura da capital com outras cidades e nações. O vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) declarou que, com a viagem, o prefeito "trará mais energia e sabedoria para Goiânia". "Ademais temos que comemorar a subida de um colega nosso, Romário Policarpo, para o cargo de prefeito de Goiânia. Isso é importante para este Poder. Fico feliz com isso. Policarpo vai cuidar da nossa cidade", completou Isaías.

Os vereadores da oposição criticaram a viagem do prefeito. Paulo Magalhães (União Brasil) afirmou que "Rogério viaja no momento de graves problemas administrativos vividos pela cidade e sua população". Para Luciula do Recanto (PSD), Goiânia vive "uma administração morta, sem objetivos claros, com abandono da saúde e da educação". "Na verdade o prefeito está fugindo para não enfrentar o caos administrativo", acrescentou a vereadora. Já Mauro Rubem (PT) disse que "ele sai da cidade, mas antes manda fechar 50 bibliotecas. Não sou contra sua ida a Israel. Mas Rogério Cruz é um desastre no que diz respeito à política cultural e educacional".

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia