Tramita na Câmara projeto que prevê prioridade em vacinação para doadores de sangue
Está em tramitação na Câmara projeto de lei de autoria do vereador Luan Alves (MDB) que assegura prioridade ao doador habitual de sangue, componentes ou hemoderivados nas ações públicas municipais de imunização. O Projeto de Lei n º 218/2025 estabelece que as vacinas seriam destinadas aos doadores antes de as doses excedentes serem disponibilizadas para a população em geral.
"Dar prioridade aos doadores é um incentivo simbólico, mas que pode representar um avanço significativo na construção de uma rede solidária e responsável de doadores. Ao mesmo tempo, é um gesto de gratidão pública por um ato contínuo de generosidade e empatia", defende o vereador Luan Alves.
Doador regular, de acordo com a proposta, é aquele que realiza ao menos três doações por ano, comprovadas por intermédio de declaração emitida por órgão oficial ou instituição correlata. "É um projeto simples, que não gera nenhum custo adicional ao Poder Executivo e que fará Goiânia avançar em saúde pública e em cuidado com a população", argumenta Luan Alves, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Na justificativa do projeto, Luan destaca os níveis baixos nos estoques de sangue em Goiânia e a importância de políticas públicas que incentivem a doação. A matéria foi aprovada em primeira votação e segue para apreciação de comissão temática e último pleito em Plenário.