Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Luan Alves propõe prioridade, em vacinação, para doadores regulares de sangue

Luan Alves propõe prioridade, em vacinação, para doadores regulares de sangue

por Edição de notícias publicado 26/05/2025 13h55, última modificação 26/05/2025 15h23
Preferência em ações públicas municipais de imunização será garantida para quem comprovar, no mínimo, três doações por ano
Luan Alves propõe prioridade, em vacinação, para doadores regulares de sangue

Foto: Assessoria do Vereador

O vereador Luan Alves (MDB) apresentou projeto de lei (PL 218/2025) que garante prioridade, em ações públicas municipais de imunização, para doadores regulares de sangue, de componentes ou de hemoderivados.

"Dar preferência a essas pessoas é um incentivo simbólico, mas que pode representar avanço significativo na construção de uma rede solidária e responsável de doadores", afirma o parlamentar. 

Segundo o texto, a prioridade nas ações de vacinação será assegurada para quem comprovar, no mínimo, três doações por ano. A comprovação ocorrerá por meio de declaração emitida por órgão oficial ou por instituição correlata.

"É um projeto simples, que não gera nenhum custo adicional ao Poder Executivo e que fará Goiânia avançar em saúde pública e em cuidado com a população", argumenta o vereador.

Dados

Em 2022, dados do Ministério da Saúde apontavam que aproximadamente 1,4% da população brasileira doava sangue – 14 pessoas a cada mil habitantes. No total, eram mais de três milhões de doações por ano no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de que cada país tenha população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir demandas locais.

Em Goiás, o Hemocentro divulgou, em abril, déficit de 20% no estoque de sangue e convocou voluntários. A falta de doações afeta o estoque de hemocomponentes da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, responsável pelo abastecimento de 223 unidades de saúde no estado.

Doação

Em Goiânia, a doação de sangue pode ser realizada no Hemocentro de Goiás. Os interessados devem comparecer à Avenida Anhanguera, no Setor Oeste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. O agendamento online de doações de sangue pode ser feito por meio do site agenda.hemocentro.org.br.

Telefone de contato (Hemocentro de Goiás): 0800 642 0457.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia