Luan Alves propõe prioridade, em vacinação, para doadores regulares de sangue
O vereador Luan Alves (MDB) apresentou projeto de lei (PL 218/2025) que garante prioridade, em ações públicas municipais de imunização, para doadores regulares de sangue, de componentes ou de hemoderivados.
"Dar preferência a essas pessoas é um incentivo simbólico, mas que pode representar avanço significativo na construção de uma rede solidária e responsável de doadores", afirma o parlamentar.
Segundo o texto, a prioridade nas ações de vacinação será assegurada para quem comprovar, no mínimo, três doações por ano. A comprovação ocorrerá por meio de declaração emitida por órgão oficial ou por instituição correlata.
"É um projeto simples, que não gera nenhum custo adicional ao Poder Executivo e que fará Goiânia avançar em saúde pública e em cuidado com a população", argumenta o vereador.
Dados
Em 2022, dados do Ministério da Saúde apontavam que aproximadamente 1,4% da população brasileira doava sangue – 14 pessoas a cada mil habitantes. No total, eram mais de três milhões de doações por ano no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de que cada país tenha população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir demandas locais.
Em Goiás, o Hemocentro divulgou, em abril, déficit de 20% no estoque de sangue e convocou voluntários. A falta de doações afeta o estoque de hemocomponentes da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, responsável pelo abastecimento de 223 unidades de saúde no estado.
Doação
Em Goiânia, a doação de sangue pode ser realizada no Hemocentro de Goiás. Os interessados devem comparecer à Avenida Anhanguera, no Setor Oeste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. O agendamento online de doações de sangue pode ser feito por meio do site agenda.hemocentro.org.br.
Telefone de contato (Hemocentro de Goiás): 0800 642 0457.