Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vinícius Cirqueira debate veto a projeto que beneficia agentes de saúde

Vinícius Cirqueira debate veto a projeto que beneficia agentes de saúde

por Guilherme Machado publicado 04/12/2017 17h55, última modificação 05/12/2017 18h14
Vinícius Cirqueira debate veto a projeto que beneficia agentes de saúde

Foto: Francisco Carvalho

Vinícius Cirqueira (Pros) realizou uma audiência pública para discutir a tramitação do veto do prefeito Iris Rezende ao projeto de lei complementar, de autoria do vereador, que tira a obrigação de os agentes comunitários de saúde residirem e os agentes de combate às endemias permanentemente na mesma área de abrangência em que trabalham, bastando que cumpram só os três primeiros anos de trabalho morando na mesma região. 

O prefeito justificou o veto alegando que o projeto fere o que está disposto na lei federal que estabelece o regime jurídico ao qual os agentes estão vinculados. O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás (Sindacse-GO) também é contra o projeto, que segundo Vinícius, entende que há problemas na proposta assim como o prefeito. “É muito estranho que o sindicato não defenda a categoria”, disse o vereador. 

O veto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e é votado apenas uma única vez no plenário. Vinícius garantiu que boa parte dos vereadores é favorável à derrubada do veto, já que durante toda a tramitação na Câmara o projeto foi sempre aprovado por unanimidade, contudo pediu a mobilização dos agentes durante as apreciações, especialmente no dia em que o projeto entrar na pauta votação do plenário, para ajudar a impedir que o veto seja mantido. 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Flaviana Alves Barbosa, disse que o projeto de Vinícius é legítimo porque resguarda o tempo mínimo necessário para que os agentes criem vínculo com a comunidade, o que é um preceito do trabalho prestado por eles, já que o objetivo é que ele seja feito de forma humanizada e periódica. “Em três anos é perfeitamente possível de construir vínculo com as famílias e, após a mudança de endereço, justificar para a comunidade o porquê de o agente ter mudado. Com certeza esses terão o apoio da população”, disse. 

Segundo ela, existe um movimento nacional para derrubar a exigência da lei federal e que há também um projeto de lei em tramitação no Congresso com esse objetivo. Ela propôs formar uma comissão de agentes para ir até cada vereador e conversar sobre a necessidade da derrubada do veto. 

O diretor do Sindsaúde, Leocides Jose de Souza, lamentou a ausência de representantes do Sindacse na audiência. “Infelizmente eles não estão aqui para explicarem o porquê da posição contrária deles. Queríamos ouvi-los”, afirmou acrescentando que o sindicato vem evitando discutir o assunto nos debates. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia