Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores recebem secretário de Finanças para discutir carta enviada a contribuintes

Vereadores recebem secretário de Finanças para discutir carta enviada a contribuintes

por Heloiza Amaral publicado 12/12/2018 11h50, última modificação 12/12/2018 11h50

A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Goiânia ouviu, nesta quarta-feira (12), o secretário de Finanças, Alessandro Melo, sobre carta enviada aos contribuintes solicitando atualização do cadastro do IPTU. Questionado sobre o caráter ameaçador da carta, que fala em multa e até prisão para quem não fizer o recadastramento até o dia 20 de dezembro, o secretário afirmou que a intenção foi apenas de alertar a população, não ameaçar, mas concordou que o texto deveria ser diferente. “A Prefeitura nem precisava fazer o alerta, ela está cumprindo a Lei. O contribuinte tem 30 dias para informar mudanças no imóvel”, explicou.

Alessandro destacou que a forma de combater injustiças fiscais é a aprovação do novo Código Tributário, em tramitação na Casa. Segundo ele, a nova legislação significará redução de imposto para 84% dos goianienses. Os vereadores Zander Fábio (Patriotas) e Delegado Eduardo Prado (PV) sugeriram que o recadastramento fosse feito após a aprovação do Código, porém o secretário alegou que não pode paralisar o processo. Ele não concordou em retirar as multas e penalidades para quem não fizer o cadastro até o dia 20, mas prometeu estudar alternativas para minimizar as consequências para o contribuinte.

O presidente da Comissão de Finanças, Clécio Alves (MDB), criticou a postura do secretário, salientando que não há argumentos plausíveis na posição da Prefeitura com relação ao recadastramento. “A secretaria demonstra uma ânsia em arrecadar. Só que essa Casa vai defender a população. É nosso papel e não poderíamos continuar aqui se agíssemos de forma diferente”, disse. Para Delegado Eduardo Prado, a Prefeitura rasgou princípios de justiça fiscal, isonomia e boa fé, com o único intuito de aumentar a arrecadação. “Contamos com a Justiça, porque aqui, mesmo que consigamos impedir, o prefeito vai recorrer”, afirmou.

Elias Vaz (PSB) considerou a carta aos contribuintes uma “armadilha” para a população, que pode ter aumento de até 300% no IPTU. Já o vereador Anselmo Pereira (PSDB), relator do projeto da Planta de Valores na Comissão de Finanças e condutor da reunião, avaliou como positiva a visita do secretário, que prometeu estudar medidas para minimizar as punições ao contribuinte. “Precisamos agora dar celeridade à tramitação do Código Tributário, para evitar injustiças fiscais no município”, alertou.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia