Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores querem coibir aumento abusivo do valor do IPTU

Vereadores querem coibir aumento abusivo do valor do IPTU

por Guilherme Machado publicado 19/10/2017 15h22, última modificação 19/10/2017 15h22

Os vereadores Lucas Kitão (PSL), Alysson Lima (PRB) e Elias Vaz (PSB) assinaram conjuntamente um projeto de lei que revoga dois parágrafos da lei que regulamenta a Planta de Valores Imobiliários. Os autores argumentam que os textos excluem os proprietários que tenham registrado imóveis novos, a partir de 1º de janeiro de 2015, e os que tenham feito alterações nos imóveis de terem o limite máximo de aumento do IPTU fixado em 15%. 

“Criam-se, assim, dois grupos de cidadãos: os contemplados com o uso dos deflatores e que terão o seu imposto aumentado em no máximo 15% e aqueles que foram excluídos pelos parágrafos 1º e 2º do artigo 3 e, dessa forma, não estão protegidos dos aumentos exorbitantes do IPTU”, afirma Kitão. 

A Lei 9.704, de 4 de dezembro de 2015, usa deflatores para evitar aumentos expressivos. Ela definiu que, para imóveis com valor venal de até R$ 200 mil, o imposto não aumente de um ano para o outro. Já os imóveis com valor venal acima de R$ 200 mil e que tenham o imposto aumentado em até 20%, o aumento foi fixado em 5%, os com imposto majorado entre 20% e 40%, fixou-se o aumento em 15%, e, finalmente, os que tiveram o valor do imposto acima de 40% do valor anterior, o aumento foi fixado em 15%.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia