Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / VEREADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE FINALIZAÇÃO DE MANDATO

VEREADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE FINALIZAÇÃO DE MANDATO

por lucas-ff — publicado 26/04/2016 10h30, última modificação 23/05/2016 17h52
O procurador de contas do TCM, Fabrício Mota, destacou que as leis orçamentárias não são mais peças fictícias.

O presidente da Casa Anselmo Pereira e a vereadora Cristina Lopes (ambos do PSDB) compareceram hoje (26) à abertura da terceira edição do Seminário sobre Finalização dos Mandatos – Vedações e Responsabilidades do Gestor Municipal promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM GO). 

Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, Controladores Internos e Assessores Contábeis e Jurídicos dos 246 municípios goianos participam do evento que ocorre no Auditório Jaime Câmara até as 17 horas que orienta gestores públicos sobre o encerramento de mandos, a Lei de Responsabilidade Fiscal e os procedimentos adotados em ano de eleições.

O vice-presidente do TCM, Joaquim de Castro Neto, que abriu o evento destacou que o gestor exerce uma função em nome da sociedade e que questões técnicas serão ensinadas durante o dia para os assessores, já que administrar uma cidade é fácil; o difícil é administrar as contas internas.

O procurador de contas do TCM, Fabrício Mota, destacou que as leis orçamentárias não são mais peças fictícias. Precisam ser cumpridas e o gestor precisa respeitar o orçamento e o financiamento públicos. “É preciso diferenciar governo de Estado e de Município. O governo passa e o município e o estado ficam. Quem é eleito de quatro em quatro anos é o gestor”, ressaltou.

Cristina Lopes evidenciou que todo gestor precisa ter acesso às informações contidas na Cartilha preparada pelo TCM e disponibilizada para os participantes no site da entidade. “Essa cartilha será a nova bíblia do Executivo no Brasil”, ponderou. 

Já Anselmo Pereira afirmou que os gestores são “vítimas da lei, como se vê hoje no país, a presidente da República, com a vítima maior” que descumpriu a legislação em vigor e cometeu as chamadas “pedaladas fiscais”. Ele elogiou a cartilha do tribunal como sendo “conhecimento e não apenas comunicação para nós encerrarmos nosso mandato na forma da lei”. (Com foto de Eduardo Nogueira) (Quézia Alcântara)

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia