Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores ouvem representantes e motoristas de aplicativos em primeira reunião de Comitê

Vereadores ouvem representantes e motoristas de aplicativos em primeira reunião de Comitê

por Patrícia Drummond publicado 14/02/2019 17h05, última modificação 14/02/2019 17h31
Vereadores ouvem representantes e motoristas de aplicativos em primeira reunião de Comitê

Foto: Marcelo do Vale

Na primeira reunião do Comitê criado para discutir a regulamentação do transporte por aplicativo no Município, motoristas, representantes de associações da categoria e representantes das empresas que operam em Goiânia apresentaram aos vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Carlin Café (PPS) suas demandas e sugestões para o Projeto de Lei nº 328/2018 - de autoria dos dois parlamentares -, que visa a regulamentação da prestação do serviço na Capital. A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira, 13 de fevereiro, na Sala de Reuniões da Presidência da Câmara Municipal. O Comitê em questão foi criado durante a primeira Audiência Pública promovida pelo Legislativo Goianiense para tratar do tema, ocorrida no último dia 6, a partir de solicitação dos próprios motoristas.

Essa discussão, aqui, é um embrião, é algo que está nascendo, que está sendo construído. Faremos o que for melhor para todas as partes envolvidas”, destacou o vereador Carlin Café, ao abrir a reunião, esclarecendo que a pauta, agora, é o Projeto de Lei – ainda em tramitação na Câmara – e não o Decreto Municipal 2.890/17. “Nosso desejo é aprovar, nesta Casa, um Projeto de Lei que seja realmente viável, que represente os interesses de todos, mas que tenha legalidade”, reiterou o vereador Andrey Azeredo.

Andrey informou que, na oportunidade, o Legislativo receberia as críticas e sugestões apontadas e, na próxima semana, em nova reunião do Comitê, já seriam apresentados os encaminhamentos possíveis. “O que tiver viabilidade jurídica, será trazido para discussão; o que não tiver, será descartado e informaremos devidamente o porquê”, declarou.

A dificuldade de alguns motoristas se tornarem microempreendedores individuais (MEIs) em função da burocracia; a idade do veículo (cinco anos); a exigência de emplacamento no Município; o custo e a eficácia dos cursos exigidos; e o receio de que a cobrança do preço público, das empresas, seja repassada aos motoristas, foram alguns dos pontos levantados pelos trabalhadores autônomos durante a reunião. Eles pediram atenção dos vereadores, a esses itens, no Projeto em tramitação na Casa.


Empresas

As empresas Urban e Uber enviaram representantes ao evento. Ambas demonstraram preocupação, basicamente, quanto ao pagamento do preço público e questionaram a cobrança. A Uber encaminhou Nota Técnica à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) posicionando-se a respeito deste e de outros dispositivos constantes da proposta – como a idade do veículo, que, para a empresa, pode ser de dez anos.

Desta primeira reunião do Comitê, participaram 25 representantes do segmento, que incluem cooperativas e associações de motoristas - como a Cooperativa de Motoristas de Aplicativos do Estado de Goiás (Coopmago); a Cooperzap; e a Associação dos Motoristas de Aplicativos do Estado de Goiás (Amago). Além das empresas de aplicativos Urban e Uber, também esteve presente a local Usermu. Marcaram presença, ainda, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e o vereador Oséias Varão (PSB) – ele anunciou que teria na data, no início da noite, uma audiência com o titular da SMT para tratar do assunto. “Já avançamos aqui. Foi muito importante colher essas demandas para tentarmos chegar a um ponto comum, apesar das divergências”, considerou.

O PL 328/2018 regulamenta o uso intensivo do viário urbano municipal, para exploração de atividade econômica privada de transporte individual remunerado de passageiros, no âmbito do Município de Goiânia. Ou seja: visa regulamentar o transporte por aplicativo individual na Capital. Contém 22 artigos que dispõem sobre todos os envolvidos no segmento, orientando e - de acordo com os autores da proposta, Andrey Azeredo e Carlin Café - buscando dar segurança jurídica para motoristas e empresas.


TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia