Vereadores mirins participam de Sessão Plenária nesta quarta-feira (1º)
Os 37 vereadores mirins eleitos, nessa segunda-feira (29), para a edição 2025 do Parlamento Jovem acompanharam a discussão e a votação de projetos e os debates entre parlamentares diretamente do Plenário da Câmara de Goiânia, na sessão desta quarta-feira (1º). Parceria entre Câmara, Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Secretaria Municipal de Educação (SME), o Parlamento Jovem simula a atividade parlamentar, com apresentação e aprovação de projetos de lei para a cidade. Participam estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.
Após a sessão, professores e estudantes fizeram visita guiada pela Câmara. No dia 21 de outubro, os eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral, em evento que ocorrerá na sede do TRE (confira programação ao final do texto). Até a diplomação, os vereadores mirins assistirão a palestras e participarão de oficinas para aprender a elaborar projetos de lei e requerimentos. Após a diplomação, iniciarão a discussão e a votação de propostas, que poderão ser encampadas por vereadores e transformadas em lei.
Os vereadores mirins foram selecionados em dez escolas da capital, nove municipais e uma federal, em processo eleitoral que simula eleições reais, com uso da urna eletrônica para registro das candidaturas e para definição dos eleitos.
Criado em 2019, durante a primeira gestão do vereador Romário Policarpo (PRD) como presidente da Câmara, o projeto chega a sua 5ª edição. A iniciativa busca despertar o interesse do jovem pela política e pelos destinos da cidade; mostrar como são definidas as leis; e proporcionar imersão no processo legislativo.
A edição 2025 se encerrará em 14 de novembro, com homenagem aos estudantes e às escolas participantes.
Confira as escolas participantes:
Cepae – Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (UFG);
EM Amâncio de Seixo Brito;
EM Marcos Antônio Dias Batista;
EM Maria da Terra;
EM Bernardo Élís;
EM Engenheiro Antônio Felix da Silva;
EM Jaime Câmara;
EM Prof. Trajano de Sá Guimarães;
EM Dr. Nicanor de Assis Albernaz;
EM Vicente Rodrigues do Prado.
Atividades do Parlamento Jovem: