Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores do Parlamento Jovem elegem Mesa Diretora e começam a elaborar projetos

Vereadores do Parlamento Jovem elegem Mesa Diretora e começam a elaborar projetos

por Quezia de Alcântara publicado 05/11/2019 09h20, última modificação 05/11/2019 09h20

As 35 crianças e adolescentes eleitos vereadores de Goiânia por meio do Parlamento Jovem tomaram posse nesta segunda-feira, 4, e começaram o trabalho legislativo elegendo a Mesa Diretora. Muitos queriam ser presidentes da Casa, mas dialogaram e aceitaram concorrer a outros cargos: 1o vice-presidente, 2o vice-presidente, 1o secretário, 2o secretário e 3o secretário. Quatro chapas foram formadas e a disputa foi acirrada. Duas terminaram empatadas e nova eleição foi feita apenas com elas. Robson Simões foi eleito presidente, mas nem teve muito tempo para comemorar, já que ainda era preciso votar a formação das Comissões Permanentes: Constituição e Justiça, Mista, Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Alunos de 14 escolas (uma particular e 13 públicas), eles se entrosaram e já formaram blocos. Levaram projetos escritos à mão, já que a maioria não tem computador disponível em casa, nem nas escolas. Não houve falta de quórum: eles ficaram na sessão das 13 às 17 horas, com animação suficiente para prorrogação. Os 35 vereadores retornarão à Câmara Municipal de Goiânia na próxima quinta-feira, 7, no período da tarde, para entregar os projetos à CCJ e começar a discuti-los.

O Parlamento Jovem foi incluído como projeto permanente da Câmara por sugestão da vereadora Dra. Cristina (PSDB), durante a reforma administrativa aprovada na Casa este ano. “Esse projeto é meu sonho há seis anos, desde que ingressei no Legislativo, mas só obtive apoio da presidência agora, na administração do vereador Romário Policarpo. É uma alegria ver a disposição dessas crianças para melhorar a cidade em que vivem. Trata-se de um projeto que nos enche de alegria”, afirma.

A coordenadora do Parlamento Jovem na Câmara, Ludmila Rosa, destaca o nível de maturidade e comprometimento das crianças. Ela conta que, antes de assumirem o mandato, os jovens assistiram a palestras sobre o Legislativo e a política no Brasil. Depois, passaram pela experiência de uma eleição, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Criaram partidos, candidataram-se e votaram nas mesmas urnas eletrônicas usadas nos pleitos oficiais. “Acredito que teremos bons líderes políticos saídos daqui e, com certeza, eleitores mais conscientes”, destaca Ludmila. (Assessoria de Comunicação: Heloiza Amaral. Fotos: Jean Diego Luiz).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia