Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores divididos sobre fim da concessão da Saneago em Goiânia

Vereadores divididos sobre fim da concessão da Saneago em Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 27/10/2017 09h50, última modificação 27/10/2017 10h44

Um dos assuntos que ultimamente tem centralizado os debates no plenário da Câmara é o fim da concessão da Prefeitura para a Saneago explorar os serviços de água e esgoto na capital. Alguns vereadores defendem a municipalização do serviço. Outros, porém, alegam que o momento não é o mais adequado em face das dificuldades financeiras da Prefeitura de Goiânia.

O vereador GCM Romário Policarpo, PTC, é um dos mais ferrenhos defensores do fim dessa concessão. Segundo ele, o Paço "está na obrigação de cassar essa concessão, municipalizando esse serviço. A população vive um caos, sem contar o sofrimento, com a falta de água na cidade. Creio que a Prefeitura teria amplas condições de assumir esse serviço".

Ele lembrou ainda que existe uma portaria do Ministério das Cidades que ampara o município no caso de rompimento do contrato. No caso, frisou Romário, o Paço não teria obrigação de pagar uma indenização de quase R$ 700 milhões com a quebra do contrato com o Estado. "O prefeito terá em mim um forte aliado a favor do fim dessa concessão", reafirmou.

MOMENTO

Por sua vez, Paulo Magalhães, PSD, defende o retomada do serviço pela Prefeitura. Entretanto, o vereador do PSD alega que a Prefeitura passa por grave crise financeira. "O governo municipal está sem dinheiro para atender outros serviços, tipo saúde e educação. É direito do município realizar a exploração dos serviços de água e esgoto, mas não no momento,. São mais de 5 mil municípios com pires na mão. Isso reclama uma reforma fiscal o mais rápido possível", citou.

Paulo Magalhães lembra que a Câmara, no ano passado, aprovou a prorrogação por 30 da concessão para a Saneago. Acontece, diz ele, que o ex-prefeito Paulo Garcia, não assinou o contrato de renovação com o Estado. "Ou seja, cabe ao prefeito Iris Rezende, PMDB, essa medida, acatar ou não a autorização dada pela Câmara".

Ele enfatiza igualmente a necessidade de se fazer reparos no contrato, entre os quais, permitir que a Prefeitura faça fiscalização dos serviços prestados à população, bem como dos reajustes das tarifas. "Sou daqueles que defendem uma parceria entre o Legislativo e o Executivo municipal na condução desse processo. A Câmara tem as condições para promover esse debate com a sociedade: o fim ou não da concessão para a Saneago em Goiânia", concluiu.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia