Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova assistência gratuita em projetos de construção de moradia popular

Câmara aprova assistência gratuita em projetos de construção de moradia popular

por Heloiza Amaral publicado 25/11/2025 13h35, última modificação 25/11/2025 16h34
Projeto garante auxílio técnico para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Assistência abrange projeto, execução da obra e regularização fundiária

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (25), projeto de lei (PL 207/2025) que garante o direito à assistência técnica gratuita em projetos de construção de moradia para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. De autoria dos vereadores Luan Alves e Anselmo Pereira (ambos do MDB), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

Segundo o texto, os beneficiários terão direito à assistência nas atividades relativas ao projeto, ao acompanhamento e à execução da obra. O auxílio será prestado por profissionais de arquitetura e urbanismo e de engenharia nos trabalhos de edificação, de reforma, de ampliação e de regularização fundiária da habitação.

De acordo com a matéria, a assistência técnica gratuita tem como objetivos:

- assegurar o direito à moradia digna;

- qualificar o uso e o aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno;

- formalizar o processo de edificação, de reforma ou de ampliação da habitação junto ao poder público;

- evitar a ocupação de áreas de risco e de áreas de interesse ambiental.

Para execução das atividades previstas, a Prefeitura de Goiânia poderá firmar parcerias com universidades, com escritórios de engenharia e de arquitetura ou com outras entidades.

Luan Alves e Anselmo Pereira destacam que a Constituição Federal assegura o direito à moradia digna – reconhecido como direito social fundamental do cidadão brasileiro.

“Apesar disso, a realidade ainda é marcada por desigualdades. Em Goiânia, assim como em outras capitais, o acesso à habitação de qualidade permanece como desafio diário para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os altos custos com terrenos, com materiais de construção, com mão de obra e com projetos técnicos tornam a casa própria um objetivo distante para grande parte da população”, afirmaram os vereadores.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia