Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores aprovam fim do aumento contínuo do IPTU

Vereadores aprovam fim do aumento contínuo do IPTU

por silvana — publicado 05/09/2017 14h14, última modificação 05/09/2017 14h14

Após ampla discussão que durou praticamente toda a manhã, o projeto de lei do vereador Elias Vaz (PSB) que impede o aumento contínuo do IPTU foi aprovado com 31 votos. Estavam ausentes os vereadores Zander Fábio (PEN) e Anderson Sales- Bokão (PSDC). O presidente só vota em caso de empate e o vereador Oséias Varão (PSB) que  teve negado pedido de vista do projeto, não votou.

A matéria que modifica o prarágrafo único do artigo 5º da Lei 9.704/20125 (Planta de Valores Imobiliários de Goiânia/2016) foi apresentada em Fevereiro deste ano e contou com a assinatura de outros 27 parlamentares além do propositor, Elias Vaz.

A modificação aprovada na Planta de Valores define que “até que sobrevenha legislação específica para definir os deflatores a serem aplicados nos exercícios a partir de 2018,  o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve corresponder ao valor lançado neste ano de 2017, mais a reposição das perdas inflacionárias calculadas com base na variação do IPCA – Índice de Preço ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apurado no período.”

A  alteração na Planta de Valores  aprovada em 2015,estabelece aumentos anuais de 5% a 15% mais a inflação , até que o imposto seja equiparado ao valor venal dos imóveis. Segundo Elias, “aplicando essa regra, alguns contribuintes pagaram neste ano,  até 21% a mais de IPTU, com relação ao ano passado e, este  índice  vai subir anualmente. Ou seja, seguindo a lei em vigor, parte dos imóveis da Capital vai sofrer em 4 (quatro anos), um aumento real de 75,23%.

Essa é uma situação completamente absurda. Precisamos promover justiça fiscal em Goiânia, ao invés de sobrecarregar ainda mais o contribuinte em um momento de crise econômica severa, como a que estamos vivendo”. Fico otimista ao ver que esta Casa tem priorizado o cidadão acima de qualquer interesse, afirmou Elias .A matéria ainda tem que passar por sanção do Perfeito para virar lei.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia