Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Plenário aprova criação de sala de acolhimento, em unidades de saúde, para mulheres vítimas de violência

Plenário aprova criação de sala de acolhimento, em unidades de saúde, para mulheres vítimas de violência

por Heloiza Amaral publicado 27/11/2025 13h15, última modificação 27/11/2025 15h38
Sala Lilás será destinada ao atendimento humanizado, privado e seguro de mulheres em situação de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral
Plenário aprova criação de sala de acolhimento, em unidades de saúde, para mulheres vítimas de violência

Foto: Gustavo Mendes

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira (27), projeto de lei (PL 31/2025) para criação da Sala Lilás nas unidades de saúde que atendem casos de urgência e emergência. O espaço será destinado ao acolhimento humanizado e ao atendimento privativo e seguro de mulheres em situação de violência. De autoria da vereadora Kátia (PT), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

Segundo o texto, a Sala Lilás garantirá atendimento imediato às mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral ou de qualquer outra natureza, minimizando impactos do trauma.

O espaço deverá ser equipado de forma que as vítimas se sintam confortáveis e seguras, com materiais informativos sobre direitos das mulheres e sobre serviços para apoio, para denúncia e para acompanhamento psicológico, jurídico e de assistência social. A Sala Lilás deverá ser integrada a redes de apoio e de proteção à mulher – delegacias especializadas; centros de referência de atendimento à mulher; organizações não-governamentais e entidades de defesa dos direitos das mulheres; serviços de saúde mental, de assistência social e de proteção jurídica.

“Com a Sala Lilás nas unidades de urgência e emergência, esperamos maior eficiência na identificação, na proteção e no amparo às mulheres, na garantia de seus direitos e na prevenção da revitimização”, afirmou Kátia.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia