Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores aprovam criação da Política de Humanização do Luto Materno e Parental

Vereadores aprovam criação da Política de Humanização do Luto Materno e Parental

por Heloiza Amaral publicado 04/12/2025 13h10, última modificação 04/12/2025 14h02
Projeto visa oferecer suporte emocional, social e informativo a famílias que perdem filhos, promovendo sensibilização e conscientização da sociedade
Vereadores aprovam criação da Política de Humanização do Luto Materno e Parental

Foto: Gustavo Mendes

Durante a sessão desta quinta-feira (4), o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de lei (PL 23/2025) que institui a Política de Humanização do Luto Materno e Parental. A iniciativa visa oferecer suporte emocional, social e informativo às famílias que enfrentam perdas gestacionais, neonatais, infantis ou de filhos em qualquer fase da vida, promovendo a sensibilização e a conscientização da sociedade sobre o tema. De autoria do vereador Tião Peixoto (PSDB), a matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).

De acordo com o projeto, o Executivo poderá estabelecer parcerias com organizações não-governamentais, com associações comunitárias e com instituições privadas que atuem no suporte ao luto. Entre as diretrizes do programa, estão o incentivo à criação de grupos de apoio às famílias enlutadas; a realização de campanhas de informação; o incentivo à formação de voluntários para atuar em redes de apoio; e a elaboração de materiais informativos e educativos sobre o tema. Nos casos de aborto espontâneo, de natimorto ou de morte neonatal, a gestante terá direito a atendimento psicológico e à acomodação em área separada das outras mães.

O texto cria ainda a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, com os objetivos de apoiar as famílias enlutadas; de estimular debates; e de combater o isolamento social relacionado a essa perda.

“A experiência do luto materno e parental é marcada por profunda dor emocional e, muitas vezes, pela falta de compreensão e de apoio social. Existe carência de políticas públicas voltadas ao amparo dessas famílias, e o projeto visa fornecer ambiente mais acolhedor para elas”, explica Tião Peixoto.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia