Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadoras propõem criação de protocolo para combate à violência contra mulheres

Vereadoras propõem criação de protocolo para combate à violência contra mulheres

por Heloiza Amaral publicado 15/02/2023 12h30, última modificação 15/02/2023 15h28
Kátia Maria (PT) e Sabrina Garcez (Republicanos) baseiam seus projetos em protocolo existente na Espanha, utilizado no caso do jogador Daniel Alves

As vereadoras Kátia Maria (PT) e Sabrina Garcez (Republicanos) apresentaram projetos que visam ao combate da violência contra mulheres em Goiânia, além de garantir acolhimento de vítimas ainda em bares e boates da capital.

O projeto de Kátia (PL 042/2023) – intitulado “Não é Não” – sugere que a Prefeitura crie protocolo para atuação de estabelecimentos comerciais na identificação e no acolhimento de vítimas em episódios de assédio e estupro. A ideia é de que o protocolo funcione nos moldes do existente na Espanha e que foi utilizado no caso do jogador Daniel Alves. “Trabalhadores de bares e boates devem ser treinados para reconhecer possíveis vítimas e atuar com rapidez, preservando integridade física da mulher”, explica a vereadora.

Já o projeto de Sabrina (PL 001/2023) – “Nenhuma a Menos” – também é baseado no protocolo espanhol e homenageia o movimento latino-americano “Ni Una a Menos”, que surgiu como resposta aos casos de feminicídio ocorridos na Argentina. A ideia, segundo ela, é de combater violência física e sexual em espaços noturnos de lazer – como bares, restaurantes, pubs, lounges, casas noturnas e festivais musicais. “Apesar da ampliação do debate de gênero e raça no Brasil, mulheres viram estatísticas de morte, violência e desamparo todos os dias”, diz a vereadora, destacando que é fundamental garantir privacidade e confidencialidade à vítima de violência física e sexual.

O “Nenhuma a Menos” determina fixação de placas em lavatórios, explicando às vítimas sobre como proceder em caso de agressão; reforço de vigilância em áreas com pouca iluminação; e criação de canais internos de denúncia, com preservação de sigilo da vítima. Assim como o projeto de Kátia, o de Sabrina também prevê programa de capacitação para funcionários de estabelecimentos comerciais. As vereadoras pretendem se reunir para discutir as matérias e criarem, juntas, um terceiro projeto, com assinatura das duas, fortalecendo combate à violência contra mulheres na capital.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia