Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadora propõe regulamentar trabalho remoto e redução da jornada de servidores com autismo

Vereadora propõe regulamentar trabalho remoto e redução da jornada de servidores com autismo

por Carol Magalhães publicado 21/07/2023 09h14, última modificação 21/07/2023 09h14
Sabrina Garcez defende o direito e o estímulo à inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) apresentou, na terça-feira (18), requerimento para que a Câmara Municipal de Goiânia encaminhe expediente ao prefeito de Goiânia solicitando o envio de projeto para regulamentar o trabalho remoto e a redução de jornada dos servidores públicos com transtorno do espectro autista (TEA). De acordo com a parlamentar, desde 2012, o Brasil conta com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei 12.764/2012). Ela defende o direito e o estímulo à inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho, observadas as peculiaridades da deficiência.

Em Goiânia, a Lei nº 9.988/2016 flexibiliza o horário de trabalho de servidores pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência, a fim de proporcionar atenção permanente ou tratamento educacional, fisioterápico ou terapêutico ambulatorial em instituição especializada. Por sua vez, quanto ao trabalho remoto, a Lei Complementar nº 335/2021 autoriza o Chefe do Poder Executivo implantar o sistema de teletrabalho no âmbito da Administração Pública Municipal, com efeitos jurídicos equiparados àqueles decorrentes da atuação presencial. “O que solicitamos é que essa modalidade seja devidamente regulamentada, abrangendo a flexibilidade não somente para os pais ou responsáveis legais por pessoas com deficiência, mas para todo servidor que esteja no espectro autista, garantindo o direito de ter jornada especial de trabalho ou trabalhar remotamente, conforme suas necessidades”, esclarece a vereadora.

Segundo Sabrina, já existe jurisprudência sobre o tema. Ela destaca decisão que determinou que o Instituto Federal do Pará mantivesse servidora com autismo em regime de teletrabalho para que ela pudesse estar próxima de suporte familiar. A vereadora também pontua que diversos órgãos públicos já reconhecem a importância de implementar condições especiais de trabalho para servidores com TEA ou que tenham filhos com o transtorno. Sabrina cita, como exemplo, o Ato do Tribunal Superior do Trabalho que determina a jornada especial para servidores com deficiência, doença grave ou que tenham filhos e dependentes legais com o transtorno. Isso inclui a possibilidade de realizar as atividades laborais em regime de teletrabalho, sem acréscimo de produtividade.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia