Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadora Kátia discute atendimento às pessoas em situação de rua

Vereadora Kátia discute atendimento às pessoas em situação de rua

por Edição de notícias publicado 18/06/2024 16h25, última modificação 18/06/2024 17h34
Parlamentar demonstra preocupação com falta de políticas públicas para acolhimento de quem vive nas ruas de Goiânia

A vereadora Kátia (PT) realizou, na manhã desta terça-feira (18), reunião para discutir a situação dos atendimentos e as políticas municipais voltadas às pessoas que vivem nas ruas de Goiânia. A reunião contou com professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da PUC-GO, além de servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da Casa de Acolhida Cidadã e do Centro POP de Goiânia.

Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, Kátia demonstrou preocupação com o tema. Segundo ela, apesar do aumento no número de moradores em situação rua na capital, observa-se deficiência no atendimento e no acolhimento dessas pessoas. “Apesar desse crescimento significativo, é perceptível a inoperância da Prefeitura em apresentar o Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua”, afirmou a vereadora. “O plano foi estabelecido como obrigatoriedade pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas Goiânia ainda não apresentou o seu”, completou.

De acordo com a parlamentar, a reunião também representou o embrião de um projeto intitulado “POP Rua Cidadã”, que pretende melhorar condições de atendimento e de acolhimento de quem vive em situação de rua. A iniciativa envolverá diversas instituições e buscará soluções para melhorar tanto o acolhimento quanto a qualidade de vida desses cidadãos. “Queremos que as ruas de Goiânia também sejam cidadãs e que essas pessoas possam ter uma vida mais digna”, enfatizou Kátia.

Para a vereadora, o projeto deverá resultar na adoção de medidas concretas pela Prefeitura. “Assim como aconteceu com o Viva o Centro, que provocou a Prefeitura a criar o Centraliza, acredito que o POP Rua Cidadã irá despertar na gestão municipal ações para que possamos solucionar e melhorar a vida dessa população”, disse.

Em seu mandato, Kátia já destinou R$ 800 mil em emendas parlamentares à UFG, à PUC-GO e aos Caps. “Sabemos que esses recursos não são suficientes, mas é uma ação concreta para tentarmos melhorar as condições dos centros de atendimento, das casas de acolhida, da formação de profissionais e de pesquisas sobre esses cidadãos em situação de rua”, explicou.

Números

O último levantamento sobre a população em situação de rua na capital foi realizado, em 2019, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da UFG. Naquele ano, Goiânia contava com 1.200 pessoas vivendo nas ruas. A partir de 2020, com a pandemia de Covid-19, percebeu-se aumento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade – apesar da falta de dados concretos –, em decorrência da escassez de empregos e de moradias acessíveis, bem como por causa de problemas envolvendo saúde mental, álcool e drogas.

Além de a Prefeitura ainda não ter apresentado o Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua, servidores das unidades de atendimento e de acolhimento a esses cidadãos denunciam falta de recursos e de vagas; más condições de trabalho; e infraestrutura precária nas unidades para atendimento adequado. “A demanda por esses centros é muito maior do que o ofertado pela Prefeitura. Muitas dessas pessoas estão nas ruas porque não encontram um lugar que possa acolhê-las com qualidade”, afirmou Kátia. “Hoje temos 20, 30 pessoas que dormem na porta do Centro POP. Moro ali perto e vejo essa situação todas as noites. Queremos, com o projeto, mitigar problemas e dar mais dignidade a esses cidadãos”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia