Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadora Kátia critica suspensão de eleição para diretores de escolas municipais

Vereadora Kátia critica suspensão de eleição para diretores de escolas municipais

por Edição de notícias publicado 26/11/2024 16h50, última modificação 26/11/2024 16h48
Segundo parlamentar, medida representa "retrocesso democrático" e compromete gestão escolar

A vereadora Kátia (PT) criticou a decisão da Prefeitura de Goiânia de suspender as eleições para diretores e diretoras das escolas municipais, previstas para ocorrerem nesta quarta-feira (27). Segundo a parlamentar, a medida representa um "retrocesso democrático" e compromete a gestão escolar. “Suspender as eleições a dois dias de sua realização é um ato antidemocrático, que fere a autonomia das escolas e prejudica a participação da comunidade na escolha de seus gestores”, afirmou. “É uma decisão muito equivocada da equipe de transição do prefeito eleito, Sandro Mabel, e mais equivocada ainda da gestão atual de acatar e suspender as eleições”, completou.

As eleições, que envolvem mais de 150 unidades escolares, já haviam sido organizadas pelas comissões eleitorais e estavam sendo aguardadas com grande expectativa. A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou a suspensão sem fornecer justificativas claras, gerando revolta entre professores, pais e estudantes. A alegação preliminar é de que seria necessária uma revisão do processo, a pedido da equipe de transição do prefeito eleito, mas não foram divulgados detalhes sobre essa revisão.

Pedagoga e única professora com mandato na Câmara, Kátia ressaltou que a suspensão da eleição representa um ataque à autonomia das escolas e ao direito da comunidade escolar de participar da escolha de seus gestores. “Essa decisão desrespeita a organização já feita pela comunidade escolar e tira da população o direito de decidir sobre a gestão de suas escolas. A eleição para diretores é uma prática democrática e essencial para a qualidade do ensino”, afirmou.

Ainda de acordo com a vereadora, o modelo de eleição, envolvendo professores, servidores, pais e alunos, contribui para uma gestão escolar mais qualificada e garante a continuidade do planejamento educacional, independentemente de mudanças políticas. “Os diretores eleitos, servidores efetivos que passaram por cursos e por provas seletivas, têm mais autonomia para planejar e para implantar ações, sem interferência de questões e de indicações políticas. Isso garante a continuidade e o aprimoramento da gestão, independentemente do partido que estiver no poder”, explicou.

Professores e servidores também expressaram indignação com a suspensão, considerando-a prejudicial à credibilidade do processo. Pais e alunos, por sua vez, iniciaram mobilizações nas redes sociais e estão organizando manifestações públicas para pressionar a Prefeitura a reverter a decisão.

“Exigimos que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação revejam essa decisão e mantenham as eleições, pois elas são fundamentais para o aprimoramento e o fortalecimento da gestão escolar”, concluiu Kátia.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia