Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadora defende descentralização do atendimento pediátrico em Cais

Vereadora defende descentralização do atendimento pediátrico em Cais

por Quezia de Alcântara publicado 29/04/2019 08h35, última modificação 29/04/2019 14h10

A vereadora Priscilla Tejota (PSD) visitou neste sábado (27), a pedido de um grupo de conselheiro tutelares, o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) do Setor Campinas, para conferir as condições de atendimento na pediatria da unidade de saúde.

Ao chegar no Cais, a parlamentar encontrou a recepção lotada de crianças aguardando e apenas um médico para assistir todas as demandas. “Só tem um médico atendendo na ala de pediatria hoje e ele não aceita o preenchimento de fichas médicas para atendimento. Ele foi orientado a cuidar a somente dos pacientes na internação”, disse a parlamentar.

De acordo a vereadora, crianças em estado grave aguardavam encaminhamento par outros hospitais ou para serem submetidas a exames, mas, por falta de profissional, estavam esperando. Além disso, a Priscilla ouviu dos servidores o sobrecarregamento de atividades, devida a falta de estrutura e pessoal. “Os funcionários estão reclamando das péssimas condições de trabalho, por conta do grande volume de atendimentos nessa unidade, estão trabalhando no limite”, informou.

Muitos pacientes estão sendo orientados a procurar outras unidades de saúde em Aparecida de Goiânia ou Senador Canedo porque não tem atendimento no Cais de Campinas, disse a vereadora. “Encontrei uma mãe com uma criança no corredor que está aqui pela segunda vez. Primeiro falaram que era uma virose e deram medicação. Depois, mesmo sem condição, ela pagou por uma tomografia e descobriu que a criança está com dois tumores. Está no terceiro dia aguardando encaminhamento para o Hospital Araújo Jorge. A criança não dorme, só fica sentada e assim são vários casos”, contou Priscilla.

O conselheiro tutelar Diego Peres afirmou que espera uma solução o mais rápido possível, por parte do município, para garantir o direito das crianças de receberem atendimento médico e a presença de mais profissionais. “Não é mais possível aceitar a resposta da secretária Fátima Mrué de que está tudo bem. O que tiver que fazer, nós vamos fazer”, declarou Diego.

Providências

A vereadora revelou que irá recorrer ao Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAÚDE) do Ministério Público Estadual para solicitar a imediata descentralização do atendimento pediátrico no Cais de Campinas. “Não podemos conviver mais com essa situação, em Goiânia. Isso é um Caos. Não podemos presenciar mais o sofrimento dessas mães e dessas crianças. A secretária de Saúde Fátima Mrué e o prefeito Iris Rezende têm que tomar providência imediata de colocar médicos emergencistas nas outras unidades de saúde para atender as crianças”, expressou.

Delegacia

A pedido de alguns pais que já tinham passado por diversas unidades de saúde e não conseguiram atendimento, a vereadora Priscilla Tejota foi até a delegacia, acompanhá-los no registro de um boletim de ocorrência pela falta de atendimento. A delegada de plantão e registrou a como notícia como fato atípico, para posterior encaminhamento ao Ministério Público a fim de que seja tomadas as providências necessárias.(Informações e foto da assessoria da vereadora).

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia