Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereador propõe Comenda para estimular ações em prol de pessoas com deficiência

Vereador propõe Comenda para estimular ações em prol de pessoas com deficiência

por Patrícia Drummond publicado 10/02/2022 17h14, última modificação 10/02/2022 17h14
Vereador propõe Comenda para estimular ações em prol de pessoas com deficiência

Foto: Gustavo Mendes

Tramita na Câmara Decreto Legislativo de autoria do vereador Willian Veloso (PL) que institiui, em Goiânia, a criação da Comenda Talma Alvim, destinada a condecorar, valorizar e estimular pessoas físicas e/ou entidades escolhidas por suas atuações relevantes em defesa das pessoas com deficiência. De acordo com a proposta, a homenagem será concedida em Sessão Solene realizada pelo Legislativo Municipal entre os dias 19 e 25 de setembro – preferencialmente no dia 21, data em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Ainda conforme a matéria, o vereador propositor da Sessão Solene poderá indicar até 35 pessoas físicas ou entidades a serem condecoradas; os demais parlamentares poderão apontar um homenageado. A designação de cada um dos escolhidos deverá ser acompanhada por relato das atividades que levaram à indicação.

TALMA ALVIM

“Talma Alvim foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), entidade que tanto apoiou desde a sua fundação”, destaca Willian Veloso, autor do Decreto Legislativo, ao justificar a proposta. “Talma, inclusive, ocupava a função na ocasião de seu falecimento, aos 39 anos, em 1988, no Rio de Janeiro, ao ser atingida acidentalmente por uma arma de fogo durante o encerramento do 4º Congresso Latinoamericano de Lideranças Deficientes”, acrescenta.

Segundo o parlamentar, Talma Alvim foi reconhecida pelos goianos e em outros Estados da Federação por sua relevante atuação em prol dos direitos da pessoa com deficiência. Natural de Goiânia, era divorciada,  formada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e deixou dois filhos. Um acidente automobilístico resultou na sua deficiência, engajando-a na luta. Antes de ir a Plenário para votação, a proposta deverá ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.   

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia