Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Lucas Kitão pede prorrogação dos prazos para pagamento do IPTU

Lucas Kitão pede prorrogação dos prazos para pagamento do IPTU

por Da Redação publicado 21/02/2022 19h15, última modificação 22/02/2022 14h22

Em meio aos processos de judicialização e com parecer favorável do Ministério Público de Goiás (MP-GO) pelo impedimento do aumento de mais de 45% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU), o vereador Lucas Kitão (União Brasil) pediu à Prefeitura a prorrogação do prazo para o pagamento dos impostos. Na solicitação, o parlamentar alega não haver segurança jurídica ao contribuinte. A primeira parcela tem vencimento nesta segunda-feira (21).

A solicitação vai ao encontro da mais recente manifestação do MP, favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que pede um teto de 10% para o aumento do IPTU. Trata-se de um número bastante inferior ao reajuste que consta no boleto de muitos contribuintes, cujos aumentos ultrapassaram os 45%. Por isso, segundo o vereador, é importante um prazo maior, para que todos tenham a opção de pagar ou não o imposto com os devidos descontos (para pagamento à vista, o desconto previsto é de 10%).

Lucas Kitão, que é integrante do Movimento SOS Goiânia, tem participado de protestos contra o aumento. Ele defende a extensão do prazo para que a população não tenha prejuízo e não efetue pagamento superior ao teto recomendado – que é de 10%. Ainda segundo o parlamentar, o prazo maior também possibilitaria a análise dos casos judicializados, até que todas as pendências fossem resolvidas. “Solicitamos um prazo maior para que o contribuinte goianiense não pague a mais do que deveria e para que tenha a devida segurança jurídica”, justifica.

Novas mudanças

Além do processo de judicialização, há ainda uma movimentação da Prefeitura no sentido de incluir o índice inflacionário aos 45% estabelecidos como teto para o aumento do IPTU. Lucas Kitão também apresentou um projeto de lei complementar (PLC), em tramitação na Câmara Municipal, que pode reduzir o teto de “até 45%” para “até o máximo permitido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado no ano anterior”.

De acordo com o vereador, todas essas propostas podem reduzir o valor do imposto, além de dar mais estabilidade para que todos tenham a tão esperada “justiça fiscal” e não paguem a mais do que o previsto.

*Com informações da aasessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia