Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereador Mauro Rubem e SOS Goiânia conseguem apoio do MP para revogar novo Código Tributário

Vereador Mauro Rubem e SOS Goiânia conseguem apoio do MP para revogar novo Código Tributário

por Da Redação publicado 17/02/2022 20h45, última modificação 18/02/2022 14h14
Vereador Mauro Rubem e SOS Goiânia conseguem apoio do MP para revogar novo Código Tributário

Foto: economiasc.com.br

Após reunião com o vereador Mauro Rubem (PT), a vereadora Gabriela Rodart (DC), o deputado estadual Alysson Lima (SDD), a representante dos moradores do Setor Jaó, Adriana Dourado, e integrantes do Movimento SOS Goiânia, o procurador-geral de Justiça Aylton Vechi apresentou o posicionamento do Ministério Público Estadual a respeito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Partido dos Trabalhadores contra o novo Código Tributário, aprovado pela Câmara Municipal em setembro de 2021 e que tem preocupado os contribuintes da capital, com aumentos superiores a 45%. O MP pede que o teto do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) seja de 10%, o equivalente à taxa de inflação registrada no ano passado.

Mauro Rubem, que foi contra o projeto do novo Código Tributário desde que ele foi entregue pela Prefeitura à Câmara, comemorou a decisão do MP, afirmando que o reajuste em 10% é o correto e o que pode caber no bolso do goianiense, que já amargou uma queda na sua renda nos últimos dois anos (de acordo com o IBGE, a redução foi de 10% apenas no primeiro trimestre de 2021) e convive com a alta do desemprego (14,1% no segundo trimestre de 2021). O vereador destacou também que o IPTU é apenas um dos 17 tributos incluídos no Código Tributário, o que justifica a necessidade de revogar a lei e votar um novo projeto, que seja amplamente discutido com a população e que se ajuste a sua capacidade contributiva.

Os boletos gerados com base no novo Código Tributário têm vencimento já na próxima segunda-feira (21). A expectativa é de que os valores sejam devolvidos aos contribuintes após aprovação de novo projeto.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia