Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereador Lucas Kitão monta grupo de trabalho para analisar a situação dos dependentes químicos

Vereador Lucas Kitão monta grupo de trabalho para analisar a situação dos dependentes químicos

por Michelle Lemes publicado 14/09/2017 16h12, última modificação 14/09/2017 16h12
Vereador Lucas Kitão monta grupo de trabalho para analisar a situação dos dependentes químicos

Marcelo do Vale

Vereador Lucas Kitão (PSL) realizou nesta quarta-feira, 13, um grupo de trabalho para definir ações e estratégias para internações compulsórias no município de Goiânia. Ele recebeu representantes das unidades municipais de atendimento, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública e de organizações não governamentais.

O grupo de trabalho debateu diversos assuntos que envolvem os dependentes químicos de Goiânia, como a assistência social, os meios de capacitação dos profissionais, a localização dos familiares, a regionalização do atendimento, a prevenção e a efetividade das ações. Os profissionais que lidam com os dependentes químicos na capital relataram sobre as ações existentes de apoio e acolhimento e sobre a falta de estrutura para receber tantos dependentes.

Diante disso, o professor Clodoaldo Junior propôs a realização de um levantamento de dados, para saber se a Prefeitura tem condições de receber todos e sobre qual é a estrutura real. “A responsabilidade é do Poder Executivo. Nenhuma verba é suficiente para atender todos, pois cada caso é um caso e o acompanhamento deve ser a longo prazo. A situação da saúde municipal é caótica. A OAB se coloca a disposição para a gente poder impetrar uma campanha para conversar e exigir que o Prefeito cumpra. Se o prefeito não cumprir, temos que ingressar com uma ação de obrigação de fazer. Com ordem judicial, se o Estado não pagar, vai bloquear o dinheiro do Estado. Ordem judicial é para ser cumprida”, assegurou.

A defensora Micheli Bita esclareceu ainda que a Defensoria Pública tem um convênio para a emissão gratuita de documentos para as pessoas nessa situação de dependência, no Fórum Criminal em Goiânia. O presidente da Comissão agendou para a próxima terça-feira, 19, uma visita ao Wassily Chuc e convidou os presentes a criar um parecer técnico sobre a real situação dos dependentes químicos da capital e da estrutura da Prefeitura para acolhe-los para apresentar ao Prefeito Iris Rezende.

 Participaram da reunião: Benedito França, do Creas Norte; Carlos Torres, coordenador do Fórum Geed; Fernanda Francisca, do Pronto Socorro Psiquiátrico, Wassily Chuc; professor Clodoaldo Júnior, da Comissão de Direito Constitucional da OAB; da defensora pública Micheli Bita; de Vitor Guimarães, do Creas Norte; Regina Magua, do Conselho de Psicologia; Ademir Nascimento, do Conselho do Wassily Chuc, além do vereador Gustavo Cruvinel (PV).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia