Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Uso da Macrozona Rural é avaliado por subcomissão de Sustentabilidade Socioambiental

Uso da Macrozona Rural é avaliado por subcomissão de Sustentabilidade Socioambiental

por Da Redação publicado 21/05/2020 16h25, última modificação 22/05/2020 16h13

O uso sustentável da macrozona rural foi o tema das discussões da Subcomissão de Sustentabilidade Socioambiental da Comissão Mista para analisar o novo Plano Diretor,  que ocorreu hoje, 21, por videoconferência.

O desafio, segundo os técnicos do ITCO, é integrar a macrozona construída com a rural que se localiza em sua maior parte no norte e noroeste do Município. Existem três grandes polígonos verdes, que são as bacias do Meia Ponte, do Samambaia e do João Leite, região que o texto do novo Plano Diretor chama de área de Atividade Econômica Sustentável.

“No pós-pandemia estamos prevendo o retorno da população para as zonas rurais, locais com menos adensamento, ainda mais agora que com o uso da internet e a possibilidade de trabalhar online, as pessoas estão buscando o campo e uma vida mais natural e com mais qualidade”, afirmou o urbanista Sílvio Mattos.

O geógrafo Nilson Ferreira mostrou que dentro dessa área de economia sustentável existem áreas de Preservação, áreas de agroturismo, áreas de agroecologia e agropecuária, cada qual tendo possibilidades para implantação de várias atividades. “O exemplo que temos é a Fazenda Santa Branca, em Terezópolis e a Fazenda Jaboticabal em Nova  Fátima, que podemos ter semelhantes nessa áreas e assim integrar as zonas, o que se chama de Rururbano, com negócios sustentáveis que serão usadas nos finais de semana e feriados pelos cidadãos”, explicou.

Outro tema discutido foi a revisão da lei de drenagem dos solos para que haja uma forma de manutenção do clima da cidade sem os bolsões de calor e inundações. Uma forma de estimular que os donos de imóveis não façam a impermeabilização geral dos terrenos é dar descontos no IPTU, segundo sugeriram os vereadores. Hoje, apenas a bacia do Córrego Anicuns possui plano de drenagem no projeto Macambira-Anicuns. (da Assessoria de Comunicação Lucas Kitão, pres. Comissão Mista).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia