Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Torcidas únicas nos clássicos goianos foram pauta de debate na Câmara

Torcidas únicas nos clássicos goianos foram pauta de debate na Câmara

por Patrícia Drummond publicado 26/11/2018 17h35, última modificação 27/11/2018 15h56
Torcidas únicas nos clássicos goianos foram pauta de debate na Câmara

Foto: Francisco Carvalho

Realizada na tarde desta segunda-feira, 26, na sala de reunião das comissões da Câmara Municipal, uma audiência pública discutiu a eficácia das torcidas únicas nos estádios durante os clássicos do futebol goiano. O debate foi proposto pelo vereador Lucas Kitão(PSL) em virtude dos casos de violência fora das dependências dos estádios. Nesse sentido, clubes e torcidas apontam desrespeito ao consumidor e ineficiência da medida.

Estavam à mesa, além do vereador Kitão, Victor Amado, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/GO; coronel Arantes, do Batalhão de Eventos da Polícia Militar; Welington Paranhos, comandante operacional da Guarda Civil Metropolitana; Ronei Ferreira de Freitas, representante da Federação Goiana de Futebol (FGF); Cleomar Marques, da Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatorg); Nicolas Dias, representando o Atlético Clube Goianiense; Marçal Filho, do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás (Sinapego); e representantes das torcidas organizadas Raça Rubro Negra e Força Jovem.

O debate sobre a torcida única surgiu como uma forma de tentar evitar a violência entre torcedores nos estádios, principalmente nos embates entre Vila Nova e Goiás. A medida, porém, não se mostrou tão efetiva nos arredores do mesmo, aumentando o número de casos fatais em dias de jogos. O representante do batalhão de eventos da Polícia Militar, coronel Arantes, defendeu a medida, utilizando o exemplo do Estado de São Paulo, onde a determinação reduziu em 75% os casos de violência, aumentando também os públicos nas disputas.

Arantes relatou que o efetivo empregado durante as partidas é similar ao efetivo empregado em todo o restante da cidade e afirmou que a PM não possui condições para realizar a segurança em clássicos. Para o coronel, as soluções passam pelo emprego de tecnologias para investigações e uma ação efetiva do Poder Judiciário, uma vez que o principal problema está relacionado à questão da impunidade, não somente em casos fatais, mas em pequenos delitos, como agressões.

Ação conjunta

Victor Amado, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/GO, defendeu as torcidas mistas, além de uma melhoria da condição das praças esportivas do Estado, dando mais conforto para o torcedor. Para tentar solucionar os casos de brigas de torcida, Victor relembrou dos Hooligans ingleses da década de 1980. Na situação em questão, foi empregado o uso de câmeras de monitoramento, cadastro dos torcedores, ingressos com identificação, dentre outras medidas. O representante da OAB/GO também deixou claro a necessidade de uma ação em conjunto. “A solução é cada um reconhecer a sua parcela de culpa e trabalharmos juntos”, defendeu o membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/GO.

Assim como Victor Amado, Ronei Freitas, da FGF, também defendeu o emprego de aparelhos de reconhecimento facial, câmeras nas entradas dos estádios, cadastramento dos torcedores e a parceria com os outros setores para tentar solucionar a problemática. Ronei destacou, entretanto, que o processo é caro, sendo necessário a ajuda governamental para o desenvolvimento do projeto.

Já Cleomar Marques, da Anatorg, não poupou críticas à omissão dos clubes, que não enviaram representantes para a audiência. Para ele, que é extremamente contrário às torcida únicas nos clássicos, não se pode esconder os problemas, precisando de uma medida efetiva, , e não paliativa, para solucionar o caso. “Não podemos simplesmente jogar o problema pra debaixo do tapete. O futebol não está acima da lei; a lei está aí para ser cumprida”, afirmou Cleomar.

 

(Por Gabriel Hamon – Estagiário do convênio PUC-Goiás)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia