Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Thialu Guiotti visita aterro sanitário em Guapó e vislumbra solução para Goiânia

Thialu Guiotti visita aterro sanitário em Guapó e vislumbra solução para Goiânia

por Da Redação publicado 20/04/2021 11h56, última modificação 20/04/2021 11h57

No início de abril, o vereador Thialu Guiotti (Avante) fez um discurso na tribuna da Câmara sobre a urgência de rever o aterro sanitário de Goiânia. Segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO), foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura no ano passado, que previa melhorias no aterro e o termo ainda não começou a ser cumprido. De acordo com a Comurg, a melhor solução para o aterro da capital, que é considerado um lixão, é o fechamento.

Atento a esses problemas, o vereador Thialu Guiotti visitou, na sexta-feira, 16, o aterro sanitário Resíduo Zero Ambiental, em Guapó. O local é um modelo gestão eficiente do lixo. Atualmente, a empresa atende nove prefeituras de Goiás e, segundo o gerente Celso Ribeiro Barbosa, tem capacidade de receber o lixo de Goiânia e Aparecida.

O aterro sanitário de Guapó faz parte de uma holding especializada no tratamento de resíduos sólidos, saneamento, valorização energética e engenharia. O Resíduo Zero Ambiental possui uma área de 145 hectares e está apto a receber resíduos da classe 2, que é o lixo comum. Da classe 1, que é o lixo considerado perigoso, além do lixo da classe saúde – proveniente de hospitais e clínicas - e resíduo da construção civil. Lá também há uma estação de tratamento efluentes (ETE) do chorume gerado a partir do lixo levado para o aterro. O resultado desse tratamento é uma água própria para limpeza, que pode ser utilizada em lava jatos, pisos, reformas e etc.

Hoje o aterro Resíduo Zero tem plena capacidade de receber o lixo de Goiânia e dar a destinação correta, sem prejudicar o meio ambiente e ainda livrar as cidades de aterros que são verdadeiros lixões. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad Goiás), são produzidas diariamente em Goiânia 2.215 toneladas de lixo. Foi para conhecer este modelo de destinação de resíduos que o vereador Thialu Guiotti foi visitar a planta de Guapó. O parlamentar acredita ser esta a solução mais rápida e confiável para o lixo de Goiânia, uma vez que construir um aterro que dê a destinação correta para o lixo da capital não é um projeto de execução rápida.


*Com informações e foto da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia