Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Técnicos da Prefeitura debatem LDO com vereadores e assessores

Técnicos da Prefeitura debatem LDO com vereadores e assessores

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 19/05/2017 12h15, última modificação 19/05/2017 14h03

Numa iniciativa do vereador Gustavo Cruvinel (PV), técnicos da secretaria de Finanças da Prefeitura estiveram hoje (19) na Câmara para debater com vereadores e assessores sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), Lei Orçamentária (LOA) e PPA (Plano Plurianual).

O vereador, que é o relator da Comissão Mista sobre a LDO, que já está na Casa, disse que "esse tipo de encontro é de suma importância, tendo em vista que 21 dos atuais 35 vereadores são novatos. Ou seja, cumprem o primeiro mandato neste Poder. E essas Lei exigem um estudo aprofundado e amplas discussões para um entendimento maior".

Segundo ele, a vinda dos técnicos da Prefeitura permite que vereadores e assessores tenham noção e compreensão maiores de como elaborar emendas, propor projetos que possam contribuir para a melhoria da população, em aspectos como saúde, educação, por exemplo.

PARTICIPAÇÃO

Eduardo Zaratz, superintendente de Planejamento da Secretaria, disse que esses encontros são necessários porque "debater as iniciativas da Câmara e da Prefeitura para a cidade. O orçamento municipal é da cidade. Cabe ao Executivo lutar para executá-lo em sua plenitude. Daí vejo com importante o vereador discutir, ir atrás mesmo de cada órgão ou secretaria discutir sobre Orçamento, Plano Plurianual ou LDO. Do nosso lado, esse diálogo com a cidade, com os vereadores é salutar".

Ele sugeriu ainda que os vereadores orientam seus assessores a manterem contatos com os técnicos da área de planejamento da Prefeitura para discutir a execução de suas emendas apresentadas na Câmara. "Essa comunicação é fundamental para o completo atendimento das reivindicações. O contato diário conosco é fundamental para os dois lados, com benefícios finais para a comunidade", ressaltou.

Já Hermano Oliveira da Silva (diretor de programa e elaboração orçamentária) e Mariana Aparecida da Silva (técnica), da Secretaria de Finanças, também reforçaram a necessidade de um relacionamento técnico aprofundado entre a Câmara e a Prefeitura sobre orçamento anual, LDO e PPA. "Por exemplo, a LDO, a ser votada pela Câmara até meados de julho, é o elo entre o PPA e a Lei Orçamentária (LOA). Ela é um instrumento de planejamento, especialmente no que diz respeito às providências voltadas para a elaboração do orçamento", citou Hermano.

Pela programa elaborada pelo relator Gustavo Cruvinel, os vereadores poderão apresentar suas emendas à LDO até 16 de junho próximo. Dia 2 de junho, será realizada a primeira audiência pública para debater o projeto, entre os quais, representantes da prefeitura, estado, órgãos federais, ONGs, sindicatos, associações de moradores, Lions, Rotary Club, maçonaria e Acieg.

No dia 5 de junho, segunda audiência pública, ficando para o dia 27 do referido mês a apresentação final e apreciação da LDO pela Comissão Mista da Casa. A primeira votação em plenário ocorrerá no dia 29 de junho, e a segunda, 4 de julho.

Na audiência de hoje, além do relator, compareceram os vereadores Paulo Magalhães (PSD), Sabrina Garcêz (PMB) e Lucas Kitão (PSL). 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia