Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Tatiana apresenta projetos que vão auxiliar gestão da Prefeitura

Tatiana apresenta projetos que vão auxiliar gestão da Prefeitura

por Quezia de Alcântara publicado 23/06/2017 07h48, última modificação 23/06/2017 07h48

A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou dois projetos de lei que contribuirão para melhoria da administração pública no Município. O primeiro garante a publicação trimestral, pelo Executivo, do cronograma de pavimentação das ruas de Goiânia e o segundo obriga a inclusão de cláusula de garantia nos editais de licitação para contratação de obras e serviços.

De acordo com a primeira propositura, o Executivo publicará em seu site na internet, ou no DOM — Diário Oficial do Município, o cronograma trimestral de pavimentação dos logradouros públicos do Município, onde deverá constar a listagem dos logradouros e seus respectivos bairros e regionais.

“O projeto visa não apenas conferir maior transparência às ações do Executivo, mas também promover maior eficácia da informação, divulgando para os cidadãos as ruas que serão contempladas com a benfeitoria,” ressalta a parlamentar.

Em sua justificativa, a vereadora afirma que a concretização da proposta propicia aos cidadãos uma relação de confiança com a Prefeitura, além de propiciar oportunidade de fiscalização por parte da comunidade que poderá se manifestar caso não esteja sendo cumprido o cronograma.

Já na segunda matéria, Tatiana Lemos propõe a obrigatoriedade da inclusão de cláusula de garantia nos editais de licitação para contratação de obras e serviços no município de Goiânia, com base no artigo 56 da Lei Federal 8.666/1993 (Lei das Licitações).

De acordo com o projeto, o poder público fiscalizará pelo prazo mínimo de cinco anos a solidez e segurança dos serviços e obras realizadas em Goiânia, restituindo gradativamente as garantias prestadas, conforme descrição no edital de licitação.

“Atualmente, a garantia é opcional no contrato com a prefeitura e, caso não conste tal condição no edital, a prefeitura é obrigada a buscar ajuda do judiciário para que seja cumprido tal serviço, o que demanda recurso financeiro e tempo. Com o projeto, isso se torna natural e vai gerar uma grande economia para os cofres públicos além de valorização dos impostos pagos pela população,” destaca a vereadora.

Na justificativa, a parlamentar lembra que é muito comum nas obras de pavimentação, onde muito pouco tempo depois de entregues apresentam buracos, desníveis e outros problemas que tem que ser suportado pelos cofres públicos, o que poderia certamente ter sido evitado caso as obras fossem bem executadas, como é obrigação das empresas contratadas.

Caso seja aprovado, as autoridades competentes terão o prazo de 90 dias para adaptar os novos editais e contratos de acordo com a nova lei. (Com informações da assessoria da vereadora).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia