Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Superintendente do Procon Goiás e presidente do Procon Goiânia são os primeiros ouvidos na CEI da Enel

Superintendente do Procon Goiás e presidente do Procon Goiânia são os primeiros ouvidos na CEI da Enel

por Guilherme Machado publicado 01/06/2021 20h15, última modificação 01/06/2021 22h29
Superintendente do Procon Goiás e presidente do Procon Goiânia são os primeiros ouvidos na CEI da Enel

Foto: Mariana Capeletti

O superintendente do Procon Goiás, Alex Vaz, e o presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel, abriram, nesta terça (1), as primeiras oitivas da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que foi criada com o objetivo de investigar os problemas na prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica pela empresa Enel, oriunda da antiga Celg Distribuição, que foi privatizada em 2017.

O representante do Procon Goiás respondeu às perguntas dos vereadores integrantes e dos demais parlamentares que acompanhavam a reunião. Alex disse que a Enel é a primeira colocada em reclamações no órgão na lista de empresas prestadoras de serviço e a quarta no ranking geral. Além disso, ela possui uma média de 60% no índice de resolução das reclamações abertas pelos consumidores no Procon Goiás. Os problemas mais reclamados são elevação do valor da conta e queima de equipamentos devido à falha no fornecimento de energia.

Ele explicou que, após as reclamações dos consumidores não serem atendidas, é aberto um processo administrativo contra a empresa e o Procon orienta como proceder com a reclamação por meio do Poder Judiciário.

Analisando o alto volume de reclamações, o superintendente avalia que o canal de atendimento ao cliente da Enel deveria ser melhorado para ser capaz de resolver problemas pequenos que acabam chegando ao Procon. “Em muitos casos o consumidor está apenas com uma dúvida. Melhorando o atendimento dessas questões específicas, creio que atenderia muitas demandas dos consumidores”, disse ele.

No início do ano passado, o Procon Goiás aplicou uma multa à Enel no valor de R$ 9 milhões, por danos coletivos à sociedade, com base em 3,2 mil reclamações feitas em 2019. Contudo, Alex informou que o pagamento da multa permanece suspensa por força judicial.

Em seguida, falou Gustavo Cruvinel, ex-vereador da Câmara Municipal de Goiânia, que, atualmente, preside o órgão de defesa do consumidor municipal desde o início da atual gestão da Prefeitura.

Ele disse que o Procon Goiânia recebe entre 150 e 200 reclamações contra a Enel anualmente, com um índice de resolução dos problemas em torno de 80%. As principais reclamações no órgão, segundo o presidente, são a má prestação do serviço, o não cumprimento de prazos de atendimento e a queda e instabilidade no fornecimento de energia.

Gustavo explicou que o número de reclamações é baixo porque a população desconhece a existência do órgão municipal. “Apesar de não ser tão conhecido, o Procon Goiânia tem uma boa produtividade e resolução das demandas”, defendeu o presidente.

Os dois convidados se comprometeram a responder aos requerimentos que serão encaminhados pela CEI pedindo dados detalhados das reclamações em cada órgão.

CEI

A CEI da Enel é presidida pelo vereador Mauro Rubem (PT), que comandou a reunião desta tarde. Os demais membros da comissão são os vereadores Bruno Diniz (PRTB), Geverson Abel (Avante), Leandro Sena (Republicanos), Leia Klébia (PSC) e Ronilson Reis (Podemos), que é o relator. Participaram também da reunião os vereadores Isaías Ribeiro (Republicanos), Marlon Teixeira (Cidadania) e Raphael da Saúde (DC).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia