Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Sinatran se manifesta contra inclusão da Guarda Civil na fiscalização de trânsito

Sinatran se manifesta contra inclusão da Guarda Civil na fiscalização de trânsito

por Heloiza Amaral publicado 08/02/2018 11h46, última modificação 08/02/2018 11h46

A presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sinatran), Andréa Gonçalves, utilizou a tribuna pública nesta quinta-feira (8), a convite do vereador Paulo Magalhães (PSD), para discutir projeto de autoria de GCM Policarpo (PTC), que inclui a fiscalização de trânsito nas atribuições da Guarda Civil Metropolitana. De acordo com Andréa, o projeto é inconstitucional, já que a inclusão só poderia ocorrer por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e por iniciativa do Executivo.

Segundo a presidente do Sinatran, o ideal seria a existência de um agente para cada mil veículos. Em Goiânia, seriam de 600 a 1,2 mil (dependendo dos equipamentos eletrônicos instalados no trânsito). Os 300 agentes em atuação na capital contam com o auxílio de 1,4 mil policiais militares, que já vêm desempenhando a função. Com a inclusão da Guarda Civil, o número seria superior a 3 mil servidores na fiscalização de trânsito, o que, para Andréa, seria desnecessário, além de prejudicar a segurança na capital.

Os vereadores Elias Vaz (PSB), Wellington Peixoto (MDB), Cristina Lopes (PSDB), Sargento Novandir (Podemos), Emilson Pereira (Podemos), Felizberto Tavares (PR), Jorge Kajuru (PRP), Alysson Lima (PRB) e Paulo Magalhães (PSD) declararam apoio ao Sinatran e prometeram votar contra o projeto.

GCM Policarpo destacou que a inclusão da fiscalização de trânsito nas atribuições da Guarda Civil não prejudicará a segurança em Goiânia. Ele explicou que há demanda para a atuação da Guarda. Um exemplo seria o trabalho realizado na rua 44, no Centro. Atualmente, a Guarda Civil não tem competência para apreender carros com mercadorias irregulares. GCM Policarpo lembrou, ainda, que a Guarda foi a responsável pelo treinamento dos agentes de trânsito quando da criação da SMT. O projeto deve ser votado em plenário ainda este mês. (Foto: Alberto Maia)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia