Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Setembro Verde: Direitos da Pessoa com Deficiência é tema da Tribuna Livre durante Sessão

Setembro Verde: Direitos da Pessoa com Deficiência é tema da Tribuna Livre durante Sessão

por Patrícia Drummond publicado 03/09/2020 16h45, última modificação 03/09/2020 16h57
Setembro Verde: Direitos da Pessoa com Deficiência é tema da Tribuna Livre durante Sessão

Foto: Antônio Silva

Com um total de seis Projetos de Lei (PLs) e quatro requerimentos aprovados, o Plenário da Câmara de Goiânia realizou, na manhã desta quinta-feira (3), mais uma Sessão Ordinária. Além da pauta prevista na Ordem do Dia, os vereadores também abriram espaço para a Tribuna Livre, que recebeu, presencialmente, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Diego de Castilho Suckow Magalhães, e, por meio de vídeos gravados, representantes dos moradores dos Setores Marista, Sul e Jaó. 

Diego Magalhães foi convidado à Casa para falar sobre o Setembro Verde, campanha que tem o laço verde como símbolo e visa a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O convite foi feito pelo presidente dessa Comissão Temática na Câmara, vereador Rogério Cruz (Republicanos), e contou com o apoio da vereadora Dra.Cristina (PL), autora do PL que possibilitou a inclusão do Setembro Verde no Calendário Oficial de Eventos do Município. A data é celebrada, anualmente, em 21 de setembro. 

“Infelizmente, ainda existem muitas barreiras a serem transpostas”, sublinhou o vereador Rogério Cruz em sua fala, ao anteceder o convidado. “Para construir um mundo melhor é preciso promover a inclusão, valorizar a diferença. Precisamos nos tornar mais humanos e solidários. Promover a inclusão das pessoas com deficiência é questão de responsabilidade social, é nosso dever; dever de cada um com a coletividade”, acrescentou. 

Lutas diárias 

Para o representante da OAB-GO, convidado da Tribuna Livre, o Poder Legislativo desempenha um papel fundamental na garantia de políticas públicas, na divulgação e fiscalização de direitos assegurados e na conscientização da população quanto à necessidade de debater o respeito e o comportamento social frente às pessoas com deficiência. De acordo com ele, trata-se de um assunto importante, com pautas relevantes para a sociedade como um todo.

“As pessoas com deficiência travam lutas diárias. Dentro de suas casas, quando estão sozinhas ou com suas famílias; no momento em que utilizam o transporte público; quando precisam estudar, se formar, frequentar uma sala de aula; no momento em que dependem dos serviços de saúde”, destacou Diego Magalhães. “Há que se levar em consideração, ainda, a dificuldade de pais, filhos e outros familiares que convivem com pessoas com deficiência e, igualmente, precisam enfrentar obstáculos, superar barreiras”, completou. 

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO lembrou que, nesse caso, além das deficiências física, visual, intelectual e auditiva, dentre outras; e de transtornos como o do espectro autista, dentre outros, deve-se tratar da inclusão, também, de pessoas que passam por algum tipo de deficiência transitória. “Na pessoa do vereador Rogério Cruz e da veredora Dra.Cristina agradeço a todos os vereadores desta Casa. A Câmara de Goiânia tem demonstrado sensibilidade diante dessa luta. Que as discussões, propostas e projetos nessa área possam ser retomadas e estarem sempre em pauta. Contem com a nossa parceria”, concluiu Diego Magalhães. 

Na sequência, ainda utilizando o espaço da Tribuna Livre – por solicitação do vereador Paulo Magalhães (DEM) - representantes dos moradores dos Setores Jaó, Marista e Sul falaram, por meio de gravações em vídeo exibidas aos presentes, sobre a preocupação com o Plano Diretor. A tônica dos depoimentos foi a mesma da participação ao vivo e virtual nos debates realizados pela Câmara acerca do projeto: a maioria rejeita a proposta de adensamento em seus respectivos bairros, apresentada pela Prefeitura. 

Ordem do Dia 

Nesta quinta-feira, os vereadores goianienses aprovaram seis projetos e quatro requerimentos incluídos na pauta de votações. Uma das propostas mais polêmicas do dia - o PL 122/2020, de autoria do vereador Welington Peixoto (MDB), que reduz o valor da multa em caso de descumprimento da lei que torna obrigatório o uso da máscara de proteção facial no Munícipio – teve pedido de vista concedido ao vereador Anselmo Pereira (MDB).  

Em segunda e última votação, foi aprovado o PL 129/2020, assinado pelo vereador Cabo Senna (Patriota), declarando de Utilidade Pública o Ministério Aliança Atos 2.39, organização religiosa, sem fins lucrativos. Também de Senna, foi aprovado, em segunda e última votação, o PL 137/2020, que declara como entidade de Utilidade Pública na Capital a Associação da União dos Militares do Estado de Goiás – Unimil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

Outra matéria apreciada em votação definitiva foi o PL 50/2019, de autoria do vereador Emilson Pereira (Patriota). A matéria dispõe sobre a garantia de atendimento prioritário e vagas de estacionamento aos advogados e advogadas em órgãos da administração municipal pública direta e indireta. 

Em primeira votação – portanto, ainda retornarão ao Plenário para nova apreciação -, foi aprovado o PL 77/2019, que dispõe sobre o direito à amamentação em público, da  vereadora Leia Klébia (PSC); e o PL 37/2020, que estabelece multa para a empresa responsável pelo fornecimento de água, se comprovada a distribuição de água contaminada para a população, assinado por Tatiana Lemos (PCdoB). 

A vereadora Sabrina Garcêz (PSD) também teve o PL 418/2019 aprovado em primeira votação. A matéria dá nova redação aos dispositivos da Lei número 9.803/2016, que dispõe sobre a admissão de títulos em nível de pós-graduação stricto sensu para efeito de promoção funcional sob a égide dos acordos firmados entre o Brasil e Países Iberoamericanos. 

Quanto aos quatro requerimentos, foram aprovados em bloco. Incluem a realização de Audiência Pública e Sessão Especial e moções de aplauso. Com a pauta esgotada, os trabalhos legislativos em Plenário foram encerrados e uma nova Sessão foi convocada para a próxima terça-feira, dia 8, a partir das 9 horas. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia