Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Secretária destaca na prestação de contas, retorno de atendimento odontológico

Secretária destaca na prestação de contas, retorno de atendimento odontológico

por Quezia de Alcântara publicado 04/09/2019 11h05, última modificação 04/09/2019 11h01
Secretária destaca na prestação de contas, retorno de atendimento odontológico

Foto de Alberto Maia

Nesta quarta-feira,4, cumprindo determinação legal, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, prestou contas do 1º Quadrimestre de sua gestão para a comissão de Saúde da Casa, sob coordenação da vereadora Priscilla Tejota (PSD).

A secretária comemorou a recuperação, neste quadrimestre, dos serviços odontológicos. No mesmo período, em 2018, foram feitos 30.539 atendimentos e este ano, acima de 46 mil. Também salientou o trabalho dos agentes comunitários de saúde que realizaram 172.772 visitas domiciliares e o trabalho das auditorias que contabilizaram 282 processos, sendo 89% demandadas dos prestadores de serviço.

Mrué informou que foram aplicados 16,45% da receita municipal na área, o que soma mais de R$ 1 bilhão de recursos provenientes de impostos e de transferências constitucionais. “Quase 60% de todo o atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital é feito pela Secretaria Municipal de Saúde”, contou.

No 1º quadrimestre (janeiro a abril de 2019) foram realizadas 49.353 internações hospitalares - 5.393 em UTI - nos 44 estabelecimentos de saúde conveniados, sendo que os principais hospitais que receberam os pacientes do SUS foram: Hugo, Hospital do Câncer, Hugol e Hospital das Clínicas. Fátima ressaltou que 51% dos pacientes são, no entanto, provenientes do interior contra 48% moradores de Goiânia. A SMS realizou 951.180 consultas, sendo mais da metade realizadas em unidades próprias da secretaria e das quais, 99% para a atenção básica.

Os vereadores Paulo Magalhães (PSD), Oséias Varão (PSB), Felizberto Tavares (PR) e Divino Rodrigues (Pros) trouxeram questões pontuais de pacientes em filas de espera para cirurgias, internações e outros procedimentos ou casos de demora nos atendimentos ou prosseguimentos de tratamentos.

Fátima Mrué explicou como são realizados os encaminhamentos hospitalares e que muitas vezes ocorre que a vaga é disponibilizada no sistema, a regulação encaminha, mas o paciente não é internado. Nesses casos, quando a SMS sabe da irregularidade, faz atuação do prestador de saúde e toma medida jurídica que já levou um hospital a ser descredenciado. Ela pediu que os vereadores, quando souberem desses casos, ajudem a Prefeitura a fiscalizar e resolver essas questões.

A vereadora Priscilla Tejota quis saber sobre as unidades que têm problemas prediais, necessitando de manutenção e reformas. Ela disse que a Vigilância Sanitária é rigorosa com os estabelecimentos privados e que os postos de saúde públicos encontram-se em péssimas condições. Fátima informou que as unidades têm mais de 30 anos de construção e seguem um cronograma de reformas, mas que não podem ser fechadas pois o prejuízo com a falta de atendimento é maior, já que mais de duas mil pessoas dependem desses atendimentos diariamente.

O vereador Paulo Magalhães questionou sobre o controle de doenças “antigas” que estão retornando, tais como sarampo. A secretária comentou que houve por certo tempo, em todo o mundo, especialmente na Europa disseminação de ideia errôneas de que a vacina faz mal e isso gerou o retorno de epidemias como em São Pulo. Ela ressaltou que Goiânia registou três casos da doença, mas frisou que a doença está sendo controlada na capital.

Mrué ressaltou que todas as equipes de médicos do Programa Saúde da Família estão completas e que serão ampliadas para alcançar mais pessoas.

 

 

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia