Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Saúde: investimentos superam percentual exigido por lei, mas vacinação não atinge meta

Saúde: investimentos superam percentual exigido por lei, mas vacinação não atinge meta

por Patrícia Drummond publicado 13/12/2022 00h40, última modificação 13/12/2022 15h10
Dados relativos ao segundo quadrimestre de 2022 foram apresentados, nesta segunda-feira (12), pelo secretário municipal Durval Pedroso, em prestação de contas à Câmara
Saúde: investimentos superam percentual exigido por lei, mas vacinação não atinge meta

Foto: Marcelo do Vale

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, presidida pelo vereador Mauro Rubem (PT), recebeu, na tarde desta segunda-feira (12), para prestação de contas oficial da pasta, o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso. Os dados foram apresentados em Audiência Pública, realizada no Plenário da Casa. A prestação de contas segue diretrizes da lei complementar nº 141/2012, artigo 36, regulamentada pela resolução 459, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Além de Mauro Rubem e de Pastor Wilson (PMB), vice-presidente da Comissão de Saúde, compareceram ao evento os vereadores Anderson Sales - Bokão (PRTB), Edgar Duarte (PMB), Gabriela Rodart (PTB), Isaías Ribeiro (Republicanos), Juarez Lopes (PDT), Raphael da Saúde (DC) e Willian Veloso (PL). Também registraram presença Dr. Gian (MDB), Geverson Abel (Avante), Igor Franco (PROS), Leo José (Republicanos), Paulo Magalhães (União Brasil), Thialu Guiotti (Avante), Welton Lemos (Podemos) e o presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo (Patriota). Ainda participaram da Audiência Pública, diretores, técnicos e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e representantes de entidades ligadas à área.

Durante cerca de três horas, o secretário Durval Pedroso apresentou aos vereadores relatório detalhado da SMS, referente ao segundo quadrimestre de 2022. Após a explanação, ele ouviu parlamentares e respondeu a questionamentos. De acordo com o secretário, a Prefeitura de Goiânia investiu em Saúde, no período, 18,42% – percentual que supera os 15% determinados pela Constituição Brasileira. “O prefeito Rogério Cruz cumpre compromissos, e Saúde é prioridade nesta gestão”, ressaltou Durval Pedroso. “O resultado está nos números que apresentamos”, argumentou.

Números

De janeiro a agosto deste ano, segundo relatório da SMS, foram gastos R$ 83 milhões em serviços de urgência ambulatorial e hospitalar e R$107,6 milhões em serviços de média e alta complexidade – promoção e prevenção em saúde; procedimentos com finalidade diagnóstica e clínicos; procedimentos cirúrgicos; transplantes de órgãos, tecidos e células; órteses, próteses e materiais especiais. Na área da regulação, conforme dados apresentados, a SMS registrou 43.129 internações e habilitou 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo a maioria no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara.

O secretário Durval Pedroso destacou que houve, neste período, ampliação de um para nove locais de atendimento e distribuição de insumos a pacientes diabéticos; aumento da oferta de consultas de infectologia e geriatria; e abertura de leitos de alojamento conjunto no Hospital e Maternidade Célia Câmara, o que elevou a capacidade mensal para 300 partos/mês. Além disso, pontuou, a SMS promoveu implementação de equipe multiprofissional especializada em saúde mental e o atendimento, nos serviços de atenção primária, de 100% das crianças e adolescentes institucionalizados do Município.

Ao citar dados de vacinação na capital, o titular da Secretaria de Saúde reconheceu que metas não foram cumpridas, mesmo nos casos em que foram realizadas campanhas. A meta para campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), por exemplo, era atingir 95% das crianças, mas o índice ficou em 52,78%. A campanha contra sarampo imunizou apenas 33% do público-alvo, e a de influenza, 66,10% da população. No caso da Covid-19, a maior dificuldade é imunização das crianças, ainda que a SMS já disponibilize a Pfizer Baby, além de doses de reforço para goianienses com idade acima de 30 anos.

Demandas

O vereador Mauro Rubem cobrou, nesse sentido, atenção especial da Prefeitura para garantir que a população receba todas as vacinas necessárias. O parlamentar lembrou ainda urgência de reforma das unidades de saúde do Município, bem como de se implementar projeto – aprovado na última semana, em Plenário – de descentralização de verbas. Gabriela Rodart também apresentou ao secretário Durval Pedroso demandas por reformas e manutenção de unidades de saúde em Goiânia e pediu explicações sobre reabastecimento de medicamentos básicos – como dipirona.

Já o vereador Raphael da Saúde solicitou que sejam feitas campanhas de conscientização sobre doação de órgãos e que a Prefeitura amplie oferta de tratamento odontológico na rede municipal, disponibilizando prestação do serviço em todas as unidades de saúde. Paulo Magalhães cobrou do secretário repasse das verbas de emendas impositivas a entidades, como a Casa de Eurípedes. Membros da Associação dos Diabéticos questionaram Durval Pedroso sobre falta de insumos – segundo eles, não há previsão de fornecimento até janeiro.

Sobre medicamentos, o titular da SMS afirmou que a empresa vencedora da licitação desistiu do serviço e que, por isso, algumas unidades de saúde acabaram desabastecidas. Durval Pedroso assegurou que medicamentos estão sendo remanejados, para que ninguém fique sem assistência. Ele concordou que não é o método ideal, mas é o que pode ser feito, sem desrespeitar a lei. O secretário informou ainda que o projeto de descentralização de verbas – de autoria de Mauro Rubem e aprovado pela Câmara – já está em análise e será implementado, o que deverá ajudar na desburocratização do processo de fornecimento de insumos. Durval Pedroso aproveitou a oportunidade para anunciar transferência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para sede própria, no Jardim Novo Mundo, deixando o atual prédio, no Setor Vila Nova, para a Escola e o Conselho Municipais de Saúde.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia