Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Santana Gomes faz denúncias contra ex-secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado

Santana Gomes faz denúncias contra ex-secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 04/05/2022 11h10, última modificação 04/05/2022 16h58

Ao ocupar a tribuna da Câmara, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (4), o vereador Santana Gomes (PRTB) fez denúncias contra o ex-secretário de Saúde de  Goiânia, Fernando Machado. Com base no relatório de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada na Câmara, em 2017, e que teve como relator o ex-vereador Elias Vaz (PSB), Santana conclamou o Ministério Público (MP) a reabrir investigações contra Machado.

"Creio que o MP deve reabrir o mais rapidamente possível esse processo, pois a situação é grave, especialmente quanto ao envolvimento dele com a administração da Saúde municipal. Estão vendendo não só a Saúde, mas a Prefeitura como um todo. Portanto, tem que ser apurada essa denúncia gravíssima. Na verdade, estão fazendo comércio da Saúde para ampliar benefícios", afirmou o parlamentar.

Ainda de acordo com Santana Gomes, a CEI, a partir das investigações feitas, apurou o caso que ficou conhecido como "Máfia do Samu" – que, segundo ele, envolveu médicos, funcionários de hospitais, servidores públicos e empresários. "A atuação visava direcionar pacientes com plano de saúde para leitos de UTI de unidades envolvidas no esquema. Também consta o atraso proposital no repasse ou mesmo falta de pagamento de terceirizados e prestadores de serviço, apesar de o município receber recursos regulamente do Ministério da Saúde. Sem contar o crescimento das filas de espera por atendimento nas unidades de saúde", explicou.

Apartes

Em aparte, o vereador Pedro Azulão Jr. (PSB) declarou que "se trata de uma coisa muita séria, que precisa de investigação ampla". Já o vereador Anderson Sales – Bokão (PRTB) disse considerar a denúncia grave. "Devemos ter acesso aos documentos para aprofundar a investigação", comentou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), pediu a Santana Gomes cópias do documento "para uma análise detalhada e profunda dessa questão".

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia