Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Sabrina Garcez propõe que Folia de Reis e Congada sejam declaradas Patrimônio Cultural Imaterial do Município

Sabrina Garcez propõe que Folia de Reis e Congada sejam declaradas Patrimônio Cultural Imaterial do Município

por Da Redação publicado 08/11/2022 18h30, última modificação 09/11/2022 15h21
Projeto também inclui Festa da Congada - Direito à História e à Memória, no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia
Sabrina Garcez propõe que Folia de Reis e Congada sejam declaradas Patrimônio Cultural Imaterial do Município

Irmandade 13 de Maio - Congada (Foto: Mário Souza/Web)

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) apresentou, nesta terça-feira (8), na Câmara de Goiânia, três projetos de lei para valorização e reconhecimento à diversidade e à riqueza de manifestações culturais tradicionais da religiosidade na capital. As propostas declaram Folia de Reis e Congada como Patrimônios Culturais de Natureza Imaterial do Município. Fixam ainda a Festa da Congada - Direito à História e à Memória, no Calendário Oficial de Eventos da capital, a ser comemorada no segundo domingo de maio, data em que é realizado o primeiro Louvor a Nossa Senhora do Rosário – Santa Padroeira das Congadas.

Fundada pelo grupo Terno Rosa e Branco, responsável pela primeira batida de tambor, em 1944, a cultura das congadas em Goiânia completou 89 anos. Atualmente dez grupos, descendentes do Rosa e Branco, mantêm a tradição – passada de geração em geração entre famílias – em diversas regiões da capital, resistindo a desafios religiosos e sociais. De origem afro-brasileira, a Congada celebra a ancestralidade dos orixás por meio de danças, cantos, teatros e fé.

Com 75 edições já realizadas, o primeiro Louvor a Nossa Senhora do Rosário ocorre no segundo domingo do mês de maio de cada ano – data escolhida para o Calendário Oficial. Os grupos responsáveis pela festa são a Congada Irmandade 13 de Maio, localizada na Região Noroeste, e a Congada Rosa e Branco, situada na Vila Santa Helena, desde sua fundação. A segunda festa anual das congadas é o Louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, que ocorre há mais de 50 anos, no segundo domingo de setembro, na Vila João Vaz, realizada pela Congada Verde e Preto, Terno São Benedito.

Folia de Reis

A Folia de Reis é um festejo católico e folclórico que celebra o nascimento de Jesus Cristo, recriando viagem dos Três Reis Magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – para conhecer o Menino Jesus. Longeva, a tradição foi herdada de colonizadores portugueses.

Em Goiânia, o Encontro de Folia de Reis, realizado em janeiro, é tradicionalmente celebrado na Praça do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Igreja Matriz de Campinas). O festejo tem início com a Alvorada Festiva, seguida de missa. Na última edição mais de 40 grupos se reuniram para manter viva a tradição na capital.

Amparo legal

De acordo com Sabrina Garcez, Festa da Congada e Folia de Reis são festejos que merecem inclusão na lista do Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiânia, pois se enquadram nos requisitos legais. A parlamentar lembra o artigo 216 da Constituição Federal: “constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.

Já o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dispõe que bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) também define como patrimônio imaterial “práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que comunidades, grupos e, em alguns casos, indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia