Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Sabrina Garcez vai solicitar ao Prefeito o adiamento da ação de recadastramento de imóveis

Sabrina Garcez vai solicitar ao Prefeito o adiamento da ação de recadastramento de imóveis

por Michelle Lemes publicado 10/12/2018 18h09, última modificação 10/12/2018 18h09
Sabrina Garcez vai solicitar ao Prefeito o adiamento da ação de recadastramento de imóveis

Foto: Marcelo do Vale

A vereadora Sabrina Garcez (PMB) promoveu nesta segunda-feira, 10, audiência pública na Câmara Municipal para discutir o envio de notificações aos cidadãos goianienses pela Prefeitura de Goiânia exigindo o recadastramento de dados junto à Secretaria Municipal de Finanças referentes às alterações realizadas nos imóveis e às cobranças do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Participaram do debate: Lucas Morais, auditor fiscal e superintendente de Administração Tributária; Simon Riemann, representante da Ordem dos Advogados do Brasil–GO; Renan Reis, vice presidente do Secovi-GO; Francisco Lopes, superintendente do Secovi-GO; Gesse Cruvinel Pereira, da 59ª Promotoria de Justiça de Goiânia e Bruno Barra Gomes, da coordenação de Patrimônio Público de Goiás. Além da vereadora Sabrina Garcez, que presidiu a audiência, compareceram os vereadores Gustavo Cruvinel (PV) e Felisberto Tavares (PR).

Diante da ação da Prefeitura em enviar notificações aos contribuintes solicitando a atualização de dados cadastrais referentes a quaisquer alterações realizadas pelos moradores, que pode gerar um aumento no valor do IPTU ou perda dos benefícios de deflatores, o advogado tributarista e conselheiro da OAB-GO, Simon Reimann, considerou a ação ilegal e reiterou que a OAB levou ao Tribunal de Justiça essa questão que tanto interessa à sociedade. “A lei não comporta essa situação. Está com uma interpretação que viola a disposição legal e pode gerar um aumento devido à área do imóvel e o preço do metro quadrado atualizado”, ressaltou.

Vereadora Sabrina Garcez esclareceu que 30% dos contribuintes que receberam a  notificação não deveriam ter recebido e questionou ao auditor fiscal se existe na Secretaria de Finanças alguma ação sendo preparada. “Teremos um cruzamento de dados. A espontaneidade tira qualquer possibilidade de multa. Para fazer de ofício, tem que ter o fiscal no imóvel”, respondeu Lucas Morais. Ele esclareceu ainda que todas as medidas estão sendo tomadas pela Secretaria para combater a sonegação e assegurou que a ação fiscal não é pontual, mas contínua.

Para Gesse Cruvinel Pereira, essa questão tem vários aspectos. “Com certeza, os técnicos fazendários da Prefeitura estão vinculados àquilo que a lei propõe, senão existe o risco de improbidade administrativa. Essas inovações na legislação dependem da própria Câmara de Goiânia. Cabe ao prefeito municipal tomar a decisão política de manter ou não a ação e cabe à população cobrar. No campo jurídico, foi ajuizada uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e já houve parecer favorável do Ministério Público. Acredito que seja necessária uma atualização da legislação tributária municipal, que já está ultrapassada e antiga. Uma legislação transparente e eficiente, que comporte uma menor carga tributária e que promova justiça social. Para mim, a sugestão de adiamento é a mais sensata”, reforçou.

Vereadora Sabrina Garcez explicou que um novo código tributário é um anseio dos vereadores, mas foi enviado à Câmara de Goiânia sem obedecer a necessidade de noventena para a sua devida aplicação. Ela ressaltou que será encaminhado ao prefeito Iris Rezende a sugestão de adiamento dessa ação para o próximo ano e o pedido para que o projeto de lei, que tende a ser aprovado nesta quinta-feira, 13, que impede a planta cheia, seja sancionado.

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia