Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Sabrina Garcêz realiza debate sobre projeto Mãe Crecheira

Sabrina Garcêz realiza debate sobre projeto Mãe Crecheira

por joana — publicado 21/03/2017 16h55, última modificação 21/03/2017 17h01
Sabrina Garcêz realiza debate sobre projeto Mãe Crecheira

Foto de Marcelo do Vale

Sob o comando da vereadora Sabrina Garcêz (PMB), foi realizada na tarde de hoje, dia 21, na Câmara Municipal de Goiânia, a primeira Audiência Pública para debater o pré projeto “Mãe Crecheira”, que é uma alternativa para a falta de vagas em creches implantado em vários municípios do país. A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta por Célia Valadão ( secretária municipal de Políticas para as Mulheres), Ester Carvalho ( presidente do Conselho Estadual de Educação), Agnaldo Lourenço ( presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Daniel Antonio de Lima ( Conselheiro Tutelar) e Acácia Bringel (presidente do Conselho municipal de Educação).

Realizado no auditório Carlos Eurico, o evento contou com as presenças dos vereadores Vinícius Cirqueira (Pros), Cristina Lopes ( PSDB) e Lucas Kitão (PSL); ex-vereadora Cida Garcêz , Eduardo de Oliveira ( da Universidade de Rio Verde), conselheiros tutelares e professores da rede municipal de ensino.

Polêmico, o tema da audiência gerou vaias e aplausos. De um lado, professores que pediam a construção de mais CMEIs e criticavam as posições favoráveis ao projeto. Do outro, mães que reivindicavam locais seguros para abrigar seus filhos enquanto trabalham.

Contra a implantação do projeto, se manifestaram Cristina Lopes, Ester Carvalho, Acácia Bringel e Agnaldo Lourenço. Para a vereadora “o projeto irá precarizar ao extremo a educação infantil, segregando ainda mais as crianças da periferia”. Já o vereador Vinícius Cirqueira, que foi conselheiro tutelar, elogiou a iniciativa de Sabrina Garcêz em colocar em debate um tema tão polêmico, mas necessário. “Eu sou morador da periferia e sei o que é conviver diariamente com mães que não conseguem trabalhar porque não têm onde deixar seus filhos. Todos nós queremos CMEIs. Mas a realidade é que não existem vagas atualmente. O que, de fato, existem são as mães crecheiras informais”, afirmou o parlamentar.

Para Sabrina Garcêz, a audiência pública é o espaço ideal para o debate de idéias em busca de soluções. De acordo com a vereadora, a proposta de implantação de “Mãe Crecheira” tem como “objetivo tirar as crianças que se encontram nas ruas, especialmente nos bairros da periferia de Goiânia. O ideal seria que estas crianças fossem acolhidas pelas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil. Mas a realidade é outra. Temos um déficit de mais de dez mil vagas. Isto não tem como ser resolvido em pouco tempo. Por isso, nosso pré projeto é oferecer uma alternativa temporária para suprir a falta de vagas para crianças de um ano e meio a quatro anos de idade incompletos. Através do Mãe Crecheira, com pessoas qualificadas e treinadas, a mãe teria maior segurança para deixar seu filho lá enquanto trabalha. Além do treinamento adequado, este projeto também contará com o acompanhamento de nutricionista, odontólogo, assistente social, além da fiscalização diária através do Poder Público em parceria com conselhos tutelares e a sociedade civil organizada”.  

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia