Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Revisão da data-base dos servidores municipais será apresentada na Câmara na terça-feira

Revisão da data-base dos servidores municipais será apresentada na Câmara na terça-feira

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 27/09/2018 17h20, última modificação 27/09/2018 17h21

O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira, 27 de setembro, do prefeito Iris Rezende (MDB), uma reivindicação antiga do funcionalismo público goianiense: o Projeto de Lei que concede a revisão geral dos vencimentos dos servidores, a data-base, referente aos anos de 2017 e 2018. O documento será apresentado na próxima terça-feira, 2 de outubro, no Plenário da Câmara, e deverá ser votado rapidamente, na opinião de Andrey: “Em razão da importância da matéria, tenho convicção que todos os vereadores a tratarão como prioridade.”

A entrega do projeto foi feita durante reunião no gabinete do prefeito, no Paço Municipal, com a presença dos vereadores Tiãozinho Porto (PROS), Anselmo Pereira (PSDB), Welligton Peixoto (MDB), Gustavo Cruvinel (PV), Oséias Varão (PSB), Zander Fábio (PATRIOTA), Emilson Pereira (PODE) , Kleybe Morais (DC), Izídio Alves (PR), Romário Policarpo (PTC), Carlin Café (PPS), Alfredo Bambu (PRP) e Omar Conselheiro (MDB). Os vereadores Paulo Daher (DEM), Edson Automóveis (PMN) e Rogério Cruz (PRB) não puderam comparecer devido a compromissos já agendados.

Reflexo da reestruturação previdenciária

Segundo o prefeito, a concessão da data-base foi possível devido à aprovação, pela Câmara, no último dia 26, do projeto de reestruturação do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM). Iris Rezende destacou que isso permitiu a quitação de “uma dívida histórica do Município para com o instituto” e que estancará o aporte mensal de R$ 35 milhões que a Prefeitura fazia para pagar os servidores inativos municipais.

O prefeito destacou que, ao assumir o mandato, encontrou a administração municipal praticamente inviabilizada financeiramente e elogiou os vereadores pela aprovação enfatizando que foi um ato de “coragem cívica que proporcionará uma condição financeira melhor da Prefeitura. O projeto da data-base é a primeira medida tomada após a aprovação da reestruturação da previdência municipal e vai restabelecer o reajuste dos servidores que há dois anos não vinha sendo concedido.”

Aprovação tranquila e majoritária

Para Andrey Azeredo, que comemorou a decisão, o Projeto da data-base tramitará tranquila e rapidamente pela Câmara dentro dos ritos regimentais: “Acredito que será aprovado pela maioria dos vereadores ou com unanimidade. Depois da leitura no Plenário, ele seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois terá a 1ª votação, seguirá para a Comissão de Trabalho e depois retornará para a 2ª e última votação Plenária. Se for aprovado, voltará para a sanção do prefeito.”

Debate acalorado da Previdência

Acerca dos intensos debates e manifestações ocorridos no Legislativo durante a tramitação do projeto de reestruturação da Previdência, o presidente ponderou que a Casa tem um caráter efervescente que envolve os variados posicionamentos dos 35 vereadores. “Toda matéria que tem conteúdo denso, traz modificações profundas e transforma a nossa realidade tem discussões amplas e continuará sendo assim, de forma acalorada ou não, e continuaremos sempre com serenidade e transparência conduzindo os trabalhos”, afirmou.

Índices e parcelas da data-base

O projeto entregue ao presidente Andrey determina que a Prefeitura concederá o reajuste correspondente à data-base de 2017 e 2018 com base no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) acumulado até abril de 2017, calculado em 4,08%, e até abril de 2018, calculado em 2,76%, os quais serão pagos em oito parcelas mensais, iguais e consecutivas, a partir de outubro deste ano.

Segundo dados da Prefeitura, no último mês de junho o prefeito já havia autorizado o pagamento das progressões horizontais e verticais dos servidores municipais, além do pagamento do adicional de 30% aos auxiliares de atividades educativas referente à gratificação de incentivo profissional prevista no plano de carreira da categoria.

(*) Matéria produzida pela jornalista Polliana Martins

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia